Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
O Grémio Anápolis começa este sábado o segundo ato da sua saga renovada no futebol brasileiro. Trata-se de um clube praticamente português na medida em que é detido pela empresa Promosport, liderada pelo agente FIFA António Teixeira, e que para além de promover jogadores para exportação tem agora como objetivo assumido o sucesso desportivo através da aposta na imposição de um padrão europeu de gestão, treino e jogo.
Após o título, sem derrotas, da 3.ª divisão do estadual de Goiás, o campeonato da 2.ª divisão arranca hoje e a fasquia do Grémio Anápolis está assente, desde já, na conquista de uma nova promoção. A chegada ao Goianão permitirá medir forças com emblemas com historial competitivo no Brasileirão, como são o caso Goiás ou Vila Nova, de onde veio o trinco Fernando para o FC Porto.
Com o antigo jornalista português Marco Aurélio Martins a assumir a gestão do futebol, no banco vai estar Edson Júnior. Trata-se do filho de Edson Gaúcho, jogador brasileiro que passou pelo Rio Ave na década de 80. Aos 37 anos, o treinador completou a sua formação na Europa e pretende usar esses métodos para marcar a diferença no futebol brasileiro, adquirindo por essa via a vantagem de ambientar desde logo os jogadores para a realidade que encontrarão no caso de uma eventual transferência. O seu primeiro duelo da época será contra o Santa Helena, orientado nada menos do que por Júnior Baiano, antigo central da seleção brasileira.
O clube-empresa de António Teixeira surgiu com a designação de Grémio Inhumense, em 1999, e ao longo do seu historial chegou a transferir 14 jogadores para o futebol português na mesma temporada, um feito sem paralelo nos registos da especialidade. Dessa base emanaram nomes bem conhecidos como Vandinho, Jorginho, Baiano, Maranhão, Paulo Vinícius, Paulo César, Soares ou Verona, o primeiro negócio do Grémio, na altura colocado no Estrela da Amadora. Após dois anos sem competir, o regresso com ambições reforçadas do Grémio Anápolis, em 2011, está a ser coroado de êxito e promete mudar mentalidades na realidade do futebol brasileiro.
Merengues e catalães estão separados por 1 ponto
Pierre Kalulu 'salvou' a equipa bianconera com um golo aos 90'+6
Nuno Mendes assistiu no triunfo por 5-0. Parisienses ultrapassam o Lens
Antony marcou o único golo do encontro
Italiano, que esteve nos gunners em 2013/14, diz quase ter tido um ataque de pânico
As declarações do treinador do FC Porto após o desaire no Dragão Arena (40-35)
Avançado luso-angolano está cedido pelo Tromso ao Al Ahly e já se estreou na Cahampions africana
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£