Depois de o avião ter sido desviado para um aeroporto secundário, líbios recusaram vender combustível para abastecer a aeronave
Foram mais de 19 horas retidos num aeroporto secundário da Líbia, "reféns" - como escreveu Wilfred Ndidi, médio do Leicester -, mas os meios diplomáticos conseguiram finalmente desbloquear a situação. A seleção da Nigéria está de regresso ao país depois de ter passado por um autêntico pesadelo, que fez com que os jogadores, que deixaram o país natal com o intuito de disputar um jogo de apuramento para a Taça das Nações Africanas - partida que já não vai realizar-se - ficassem presos num aeroporto líbio, cansados, com fome, sem dormir e revoltados.
Os futebolistas foram contando nas redes sociais que o avião foi desviado já durante a descida, alegadamente por ordem do governo da Líbia, do aeroporto de Benghazi para o de Al-Abraq, com a equipa a ficar ali retida durante largas horas, sem comida ou local para dormir.
Relacionadas
Ao que parece tratou-se de uma espécie de retaliação dos líbios relativamente à forma como foram tratados no jogo que fizeram na Nigéria, mas a verdade que o incidente gerou uma onda de indignação. Segundo relatou o fotojornalista nigeriano Sulaimon Adebayo, popularmente conhecido como Pooja, alguns clubes europeus já se preparavam para enviar jatos privados ao local, de modo a regatar os seus craques. Ainda há poucas horas Victor Boniface, jogador do Bayer Leverkusen, escrevia nas redes sociais uma mensagem preocupante: "Isto agora está assustador, vocês podem ficar com os pontos, apenas queremos voltar para casa."
O governo da Nigéria interveio, mas aparentemente as negociações não foram fáceis, pois os líbios não só se recusavam a vender combustível para abastecer a aeronave, como também não davam autorização para o avião levantar voo. No entanto, a situação foi desbloqueada. Segundo Sulaimon Adebayo, a Nigéria teve de pagar o combustível a um preço cinco vezes superior ao normal.
Na Nigéria diz-se também que o presidente da Confederação Africana de Futebol contactou o ministro do desporto do país, apelando no sentido de o jogo ser disputado amanhã, mas o governante colocou-se ao lado da equipa e mostrou-se irredutível, garantindo que a seleção vai mesmo voltar para casa.
Power of social media. Apparently our plane is being fueled as we speak and we should be leaving to Nigeria shortly. Thanks for everyone’s support!
— William Troost-Ekong (M.O.N) (@WTroostEkong) October 14, 2024
I REITERATE: We would NEVER treat a guest nation for a game in this way. Mistakes happen, delays happen. But never on purpose!
BREAKING NEWS:
— Nigeria Stories (@NigeriaStories) October 14, 2024
Super Eagles of Nigeria & all NFF officials are now boarding to fly back home from Libya to Nigeria. pic.twitter.com/VX1KgcTcR5
OUR BOYS ARE RETURNING HOME
— POOJA!!! (@PoojaMedia) October 14, 2024
@OgaNlaMedia pic.twitter.com/8hOUUTFxN9
Steven Moreira e Pico não escondem felicidade com apuramento inédito para o Mundial 2026
Defesa do Sporting completou os 90 minutos na vitória da Bélgica diante de Gales (4-2)
Presidente da República deixou mensagem nas redes sociais
Gianni Infantino deixou mensagem nas redes sociais
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid