Comité “ad hoc” vai analisar aspirantes à FIFA

Comité de Ética terá palavra decisiva na aceitação dos nomes concorrentes

Comité “ad hoc” vai analisar aspirantes à FIFA
Comité “ad hoc” vai analisar aspirantes à FIFA • Foto: reuters

O processo eleitoral para a presidência da FIFA inicia-se esta sexta-feira, 29 de janeiro, com a entrega das candidaturas, quatro meses antes da data marcada para o ato eleitoral – dia 29 de maio, durante o congresso de Zurique. Isto não significa que os candidatos sejam hoje confirmados oficialmente pelo organismo.

De acordo com os regulamentos, foi criado um comité eleitoral “ad hoc” que é composto pelo presidente do Comité de Disciplina, do Comité de Apelo e do Comité de Auditoria e Conformidade, que analisará nas próximas semanas os documentos apresentados e verificará a elegibilidade de cada um dos candidatos.

Esse período de análise poderá prolongar-se até final de fevereiro, já que os candidatos serão escrutinados pelo Comité de Ética da FIFA, que deverá confirmar se preenchem ou não os requisitos necessários. Entre eles, o facto de terem trabalhado num cargo ligado à federação que os propõe durante os últimos dois anos. No caso de Figo, pertence ao Comité de Futebol da UEFA desde há dois anos. A 29 de abril, será confirmada a agenda do congresso eleitoral e com ela os nomes dos candidatos

Todas as 209 federações filiadas na FIFA têm direito a um voto. Para ser eleito, um candidato terá de receber dois terços dos votos. Se isso não acontecer, haverá uma segunda volta com os dois mais votados, sendo então eleito quem receber mais votos.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Internacional
Notícias
Notícias Mais Vistas