A Conmebol emitiu esta terça-feira, dia em que se reuniu no Paraguai com os dirigentes do River Plate e do Boca Juniors, um comunicado referindo que a 2.ª mão da final da Taça Libertadores vai jogar-se a 8 ou 9 de dezembro, fora da Argentina.
"O jogo da segunda mão da final da Libertadores 2018 acontecerá entre 8 e 9 de dezembro, em horas e local a definir pela Conmebol, com a maior brevidade", referiu em comunicado o organismo sul-americano.
Relacionadas
Na mesma nota, é indicado que as autoridades argentinas investigam os incidentes de sábado, em que o autocarro do Boca Juniors foi atacado por atacado por adeptos do River Plate, e que o jogo não se deverá realizar na Argentina.
Nota entregada por el Presidente de la CONMEBOL a los presidentes de los clubes River Plate y Boca Juniors en la reunión del martes 27 en la sede la de CONMEBOL, en Paraguay. pic.twitter.com/qNBYTRZXx6
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) 27 de novembro de 2018
"É prudente que o jogo final não se realize no país", indica a Conmebol.
Assim, o organismo explica que será responsável pelas viagens, hospedagem e alimentação até 40 pessoas de cada delegação, e que coordenará com as autoridades as condições de segurança.
Também hoje, a Conmebol anunciou ter aberto um inquérito disciplinar contra o River Plate, na sequência dos incidentes antes da segunda mão da final da Taça dos Libertadores, em que adeptos atacaram o autocarro do Boca Juniors.
"A Conmebol informa que abriu um processo disciplinar contra o Club Atlético River Plate, face aos incidentes ocorridos em 24 de novembro de 2018, data em que estava previsto realizar-se a segunda mão da Libertadores 2018".
No sábado, na data inicial prevista para a segunda mão, o autocarro que transportava a comitiva do Boca Juniors foi atacado à chegada ao estádio Monumental, do River Plate, resultando em ferimentos em alguns jogadores.
Os adeptos lançaram pedras e gás pimenta, e os futebolistas Pablo Pérez e Gonzalo Lamardo tiveram que ser assistidos no hospital.
O Boca Juniors, que empatou na primeira mão, na La Bombonera, a 2-2, pretende que o River seja punido pelo ataque e que se aplique o artigo 18 do regulamento disciplinar, que prevê várias penalizações, entre as quais a desqualificação.
Sergio Francisco, de 46 anos, deixa o clube na 15.ª posição da tabela
Imprensa desportiva inglesa não poupou na análise ao desempenho do avançado do Arsenal
Internacional maliano do Tottenham concedeu entrevista ao 'The Sun', onde assumiu que os recentes assaltos de que foi alvo se transformaram num problema de saúde mental
Prova vai realizar-se de 21 de dezembro a 18 de janeiro de 2026 em Marrocos
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo