O mundo do futebol está a ser afetado pelo Coronavírus e, neste momento, fora os cancelamentos e adiamentos de jogos e competições, há também outros aspetos que estão a sofrer, e muito, com esta pandemia. No universo do futebol, logo depois dos desejados golos, talvez sejam as transferências aquilo que mais alicia os adeptos do desporto-rei. E, ironicamente, também o mercado de transferências e todos os seus intervenientes estão a ser afetados.
A ESPN Brasil publicou uma conversa com o responsável pelos ‘scouts’ de um dos grandes de Itália, que apesar de não se identificar, deixou uma imagem bem clara daquilo que os clubes estão a sofrer em termos de monitorização de jogadores visando transferências futuras, assim como o próprio planeamento dos negócios. As reuniões até podem ser feitas por Skype, é certo, mas os detalhes de contrato e o óbvio olhar ‘in loco’ para as qualidades dos jogadores estão a ser fortemente afetados.
"Nas últimas duas semanas, enviámos o nosso pessoal apenas para jogos acessíveis de carro, como Marselha, Mónaco e Nice. Mas agora, como a maioria das ligas europeias está a fechar completamente o acesso aos jogos, isso torna as viagens desnecessárias", revela.
"Estamos muito relutantes em enviar alguém em voos intercontinentais neste momento. Como o vírus está a espalhar-se, não temos certeza de que podemos receber os nossos olheiros de volta, uma vez que os horários dos voos estão a ser alterados diariamente e não podemos garantir a segurança geral dos nossos funcionários. Basicamente, o nosso principal problema é que agora só podemos planear as coisas semanalmente. Em circunstâncias normais, teríamos nosso cronograma elaborado com meses de antecedência, mesmo com voos e hotéis reservados em certos casos. Agora nem sabemos o que pode acontecer nos próximos dias", resumiu.
"Estamos a monitorizar as ligas que ainda estão abertas ao público. Na verdade, isso dá-nos a oportunidade de viajar para países que geralmente não estão no topo da nossa lista. Alguns dos olheiros não gostam muito de viajar nas circunstâncias atuais, mas são profissionais e seguem em frente. Já tivemos as primeiras reuniões internas sobre como lidar com o mercado de transferências se o coronavírus persistir. Quando apresentamos uma transferência em potencial ao conselho de administração, entregamos um relatório de várias páginas com informações de observação e análise de personalidade, além de informações detalhadas baseadas em estatísticas e análises. Agora estamos a enfrentar uma proibição de viagens e estádios inacessíveis por um período indeterminado...", explica depois.
"O aspeto de observação ao vivo, especialmente as observações recentes, pesa bastante no processo final de tomada de decisão. E a avaliação mais profunda da personalidade de um jogador é algo que geralmente é concluído nos meses finais. No momento, tudo está no ar, mas temos que tentar estar preparados para tudo, rematou.
Acompanhe todas as incidências do jogo da King's Cup
Emblema francês alega que cumpriu, com as novas contas, as obrigações impostas por aquele organismo
Acompanhe todas as incidências do encontro
Record falou com ex-jogadores e treinadores sobre o percurso do treinador português no Brasil
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN
Médio, de 37 anos, retirou-se da seleção belga depois de deixar de ser convocado pelo então selecionador da Bélgica