Decisão do organismo federativo surge após a realização de uma jornada do campeonato russo que provocou a maior concentração de adeptos em toda a Europa
A Federação Russa de Futebol decidiu esta terça-feira suspender todas as competições com efeitos imediatos, devido à pandemia de Covid-19, colocando-se em linha com a maioria dos países europeus, que já tinham adotado a mesma medida.
A decisão do organismo federativo surge após a realização de uma jornada do campeonato russo que provocou a maior concentração de adeptos em toda a Europa.
Relacionada
Num dos jogos da 22.ª ronda, que decorreu entre sexta-feira e segunda-feira, estiveram cerca de 33.000 adeptos nas bancadas, e a posição anunciada hoje segue-se a uma série de medidas restritivas adotadas em vários eventos em todo o país.
O CSKA Moscovo já tinha pedido o cancelamento do seu jogo na 23.ª jornada, em que deveria receber o Zenit de São Petersburgo, no próximo domingo.
No fim de semana, nos respetivos jogos da 22.ª ronda, os adeptos do Zenit cantaram nas bancadas "vamos todos morrer" e os adeptos do CSKA tinham tarjas a dizer "este vírus está dentro de mim, eu sou o seu portador".
A decisão de parar os campeonatos na Rússia segue-se a outras que ocorreram antes do fim de semana, em vários países europeus, como Portugal, Inglaterra, Espanha, França, Itália e Espanha, entre outros.
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.850 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.
O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.
Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com quase 60 mil infetados e pelo menos 2.684 mortos, o que levou vários países a adotarem medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.
Em Portugal há 448 pessoas infetadas, segundo o mais recente boletim diário da Direção-Geral da Saúde, tendo-se registado na segunda-feira a primeira morte.
Acompanhe todas as incidências do encontro da Premier League
Acompanhe todas as incidências do encontro da Premier League
Record sabe que se trata de uma ausência apenas por opção do treinador
Autoridades desconfiam do enriquecimento repentino de Claudio Tapia
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Treinador português terá apresentado a demissão "por motivos pessoais"