A nomeação foi anunciada em Riade, numa iniciativa que também contou com a presença de Paulo Sousa
De modo a reforçar a sua rede global de embaixadores para a Integridade no Desporto, a Sport Integrity Global Alliance (SIGA) deu as boas-vindas aos ex-futebolistas Dani, Nuno Gomes, Vítor Baía e Olga García (internacional espanhola), como os mais recentes SIGA Champions. A nomeação foi anunciada em Riade, na Arábia Saudita, durante o painel “Champions Beyond the Game – Diversity, Inclusion, and the Power of Athletes”, no qual participaram a convite da entidade. Os novos 'Champions' foram recebidos por Paulo Sousa, que fora integrado na iniciativa durante o Sport Integrity Forum Asia, no Dubai.
Com estas novas nomeações, a rede SIGA Champions passa agora a contar com 32 atletas e treinadores de todo o mundo, que já conta com outros antigos craques, como Sol Campbell e Gilberto Silva. Emanuel Macedo de Medeiros, co-fundador e CEO Global da SIGA e Presidente Executivo da SIGA Ásia, deu as boas-vindas aos novos embaixadores.
“Na semana passada, no Dubai, Paulo Sousa, Jessica Smith e Mark Colbourne juntaram-se ao Programa SIGA Champions. Esta semana, o impulso continua em Riade, com Vítor Baía, Olga García, Nuno Gomes e Dani a unirem-se a nós. Quando atletas deste calibre se juntam à SIGA, não é apenas uma escolha pessoal — é uma declaração poderosa de que integridade, transparência e responsabilidade devem definir o futuro do desporto. Cada novo Champion reforça o nosso movimento global. Um movimento que está a transformar a forma como o desporto é jogado, governado e vivido. Sete ex-atletas notáveis numa só semana! A nossa comunidade de Champions nunca foi tão forte, tão diversa ou tão influente. Estas lendas são muito mais do que ícones dentro de campo; são líderes com propósito, que demonstram que o desporto, quando governado e operado com integridade, pode promover progresso social, liderança responsável e desenvolvimento humano. Juntos, estão a transformar valores em ação e legado em impacto real e duradouro", declarou.
Dani, recém-nomeado SIGA Champion, agradeceu a oportunidade e falou da importância de proteger o fair play no desporto: “O futebol deu-me mais do que eu poderia imaginar, mas com esse privilégio vem um dever. Um dever de proteger o jogo de tudo o que possa comprometer o fair play, o respeito e a honestidade. Ao juntar-me aos SIGA Champions, quero promover uma cultura desportiva onde os resultados são conquistados, não manipulados, e onde cada jovem atleta possa sonhar sabendo que o jogo é limpo. Se a minha voz e experiência puderem inspirar a próxima geração a escolher a integridade, então a minha carreira terá significado mais do que troféus e títulos.”
Refletindo sobre uma carreira que atravessou clubes, países e gerações de adeptos, Nuno Gomes partilhou porque decidiu juntar-se aos SIGA Champions: “Ao longo da minha carreira, joguei em vários países, vivi diferentes realidades e, desde 2020, estou envolvido no projeto FIFA-TDS que visa potenciar o desenvolvimento de talento nas federações de todo o mundo. Essa experiência reforçou em mim a convicção de que a integridade é um pilar essencial do desporto. A boa governação, a proteção e o desenvolvimento dos jovens, a transparência financeira e a integridade das apostas desportivas são valores não negociáveis se quisermos que o futebol em particular, e o desporto em geral, continuem a ser uma verdadeira fonte de desenvolvimento positivo para a sociedade e é por isso que me junto a este grupo de inspiradores SIGA Champions”
Vítor Baía, guarda-redes histórico do FC Porto e da Seleção Nacional e agora SIGA Champion, acrescentou: “A integridade é um pilar fundamental do desporto. Sem integridade não há confiança, e sem confiança o desporto torna-se uma farsa. É com um forte sentido de responsabilidade que me junto ao grupo de SIGA Champions, uma comunidade de homens e mulheres com percursos distintos e notáveis no desporto. Procurarei continuar a ser uma inspiração para todos aqueles, dentro de campo e nas bancadas, que acreditam que o desporto é um veículo de desenvolvimento social, humano e económico.”
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
A nomeação foi anunciada em Riade, numa iniciativa que também contou com a presença de Paulo Sousa
Português é o herói improvável do Hearts e os adeptos até já lhe dedicam uma música
Palmeiras tropeçou, mas reduziu para 2 pontos a distância em relação ao Flamengo, que perdeu
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Equipa foi reconhecida como campeã do futebol argentino através da tabela anual de pontos
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Gestifute, a empresa do português, também venceu um galardão