Em causa está a transferência de Tiago Terroso para os ucranianos do Chernomorets
Os antigos dirigentes da União de Leiria SAD João Bartolomeu e Rodrigo Vaz e o advogado Duarte Costa vão ser julgados por abuso de confiança fiscal agravado por alegadamente terem ficado com dinheiro da transferência de um jogador.
Em causa está a transferência do futebolista Tiago Terroso da União Desportiva de Leiria (UDL) SAD para o clube ucraniano Chernomorets.
Segundo o despacho de acusação, os arguidos, "pretendendo sonegar dinheiro à UDL SAD", elaboraram, antes de julho de 2011, um plano que "passaria por celebrar um contrato entre a UDL SAD e a B - Investimentos, SGPS", ambas presididas por João Bartolomeu, "aí procedendo, sem qualquer motivo ou justificação, à divisão de direitos económicos resultantes da transferência dos direitos federativos" daquele atleta.
Em fevereiro de 2012, João Bartolomeu decidiu "proceder à transferência" do jogador Tiago Terroso para o Chernomorets, determinando que o valor seria de 130 mil euros, informação que transmitiu aos outros dois acusados.
O Ministério Público (MP) relata que foi, então, "elaborada uma outra parte do plano" entre os arguidos, para que os valores a pagar pelo Chernomorets "não fossem entregues à UDL SAD, mas antes depositados numa conta da sociedade ASLAM, criada e controlada" pelo advogado, "posteriormente dividindo esses valores entre os três".
"(...) O valor que constaria do contrato seria de apenas 99 mil euros, sendo que os restantes 31 mil euros seriam pagos de forma diferenciada e à parte, como 'comissão', e posteriormente também divididos pelos três", refere o despacho.
No mesmo mês, o clube ucraniano efetuou duas transferências bancárias, "fazendo alusão expressa ao jogador Tiago Terroso", para uma conta bancária pertencente ASLAM, Management Inc., sociedade registada nas Ilhas Virgens Britânicas em 2009 e que abriu conta no ano seguinte num banco na Suíça, tendo como um dos utilizadores o advogado Duarte Costa.
Uma transferência, de 31 mil euros, tinha o descritivo "Transfer Comission [comissão de transferência]"; a outra, de 99 mil euros, destinada expressamente ao "União de Leiria Footbal Club".
De acordo com o MP, após os valores pagos pela transferência do jogador "estarem no domínio dos três arguidos", aqueles "foram distribuídos, também por determinação dos três", por várias pessoas e entidades.
Entre elas, estão o arguido Rodolfo Vaz, que foi diretor desportivo da UDL SAD e é gestor desportivo, o ex-treinador da UDL Lito Vidigal (que "não tinha, há muito, qualquer vínculo ao clube de Leiria e não foi credor reclamante no processo de insolvência da UDL SAD") ou o ex-administrador da SAD leiriense Mário Cruz.
O MP adianta que Mário Cruz recebeu 44.510,90 euros com os quais efetuou pagamentos da responsabilidade da UDL SAD.
"Nem o arguido João Bartolomeu, enquanto presidente do Conselho de Administração da UDL SAL e a B - Investimentos, SGPS, ou outra pessoa, levaram a cabo quaisquer ações para obter quaisquer valores a que ambas contratualmente e em teoria teriam direito pela transferência" do jogador, além de que a ação executiva instaurada pela ASLAM à UDL SAD (no âmbito da transferência do jogador Carlão) "não teve qualquer oposição".
Para o MP, os arguidos, "após a transferência global dos 130 mil euros efetuada pelo clube ucraniano para a conta da sociedade ASLAM, controlada pelo arguido Duarte Costa, integraram esses valores no seu património, destinando-os conforme melhor entendessem, de forma ilegítima", causando, igualmente "um prejuízo aos credores da UDL SAD".
No processo, o MP pede ainda que sejam perdidas, a favor do Estado, as vantagens obtidas pelos arguidos (cerca de 85 mil euros, dado que o remanescente dos 130 mil euros reverteu, por intermédio de Mário Cruz, para pagamento de dívidas do clube).
O julgamento está previsto iniciar na quarta-feira de manhã, no Tribunal Judicial de Leiria.
Em entrevista à 'Gazzetta dello Sport', Guido Fienga revelou ainda o motivo que faz com que ambos mantenham, até hoje, uma "boa relação"
Guia essencial para compreender o trajeto do melhor marcador da história do futebol
Editor de Record analisa arranque de temporada do jogador do Al Nassr
Os dados da GoalPoint
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United