Escoceses continuam agradecidos a José Mourinho... e tudo por causa de McTominay

Treinador do Benfica foi preponderante na decisão de o médio optar por jogar pela seleção escocesa

O golo de bicicleta de McTominay no Escócia-Dinamarca
O golo de bicicleta de McTominay no Escócia-Dinamarca • Foto: AP

Scott McTominay é, por estes dias, um nome que está na berlinda. O genial golo de bicicleta que apontou à Dinamarca e que foi determinante no apuramento da Escócia para o Mundial, deu a volta ao mundo e agora fica-se a saber que o avançado, do Nápoles, representa a seleção escocesa... graças a José Mourinho. A história é contada por Alex Mcleish, antigo selecionador escocês, que conta a intervenção do técnico português.

"Olhando para trás, penso que todos nós, escoceses, devemos agradecer um pouco a José Mourinho", começa por apontar McLeish, ao 'The Telegraph', onde explica que Mourinho treinava o jogador, então no Man. United. 

McTominay era elegível para representar a Escócia tendo em conta que o pai, Frank, tinha nascido em Helensburgh. Na altura, Mourinho, tinha aberto as portas de Old Trafford ao avançado e sentiu que o selecionador inglês, Gareth Southgate, estava a demorar a chamar McTominay: "José deu uma entrevista na qual deixou claro que a Inglaterra corria o risco de perder o jogador e que eu deveria entrar em contacto com ele na primeira oportunidade!", conta McLeish. 

"Combinei ir ao centro de treinos do Man. United para ver José Mourinho e o Scott. Só havia um problema: a 'Beast from the East' (Tempestade do Leste) estava a causar estragos na altura e eu quase não consegui chegar lá!", contou, antes de explicar como é que o avançado avaliou a abordagem que lhe foi feita: "Eu senti que o Scott McTominay estava interessado, mas achei que ainda seria preciso convencê-lo bastante. Ele chegou e deixou bem claro que queria representar a Escócia. Parece-me que ele gostou que eu fosse vê-lo, mas posso dizer com toda a certeza que foi uma das viagens mais valiosas que fiz". 

O resto é história. Mourinho aconselhou e o sonho materializou-se. Hoje, o avançado é uma das figuras da seleção e foi totalista na caminhada escocesa rumo ao Mundial do próximo ano. Nos seis jogos efetuados apontou dois golos. Isto, depois de ter dado nas vistas no Man. United, onde foi promovido à primeira equipa pelo 'Special One'. Na equipa principal dos Red Devils fez 255 jogos, antes de rumar a Nápoles na época transata. 

Por Record
1
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas