Todibo lembra a passagem pelos blaugrana e assume o desejo de ser convocado para o Euro'2024
O antigo defesa do Benfica, Jean Claire Todibo, compareceu na conferência de imprensa após o empate a zeros do Nice frente ao Clermont Foot e foi questionado pelo portal francês ‘Canal Plus’ sobre um eventual regresso ao Barcelona, ao qual o defesa francês não fechou as portas. "Um regresso ao Barcelona? Porque não?", começou por dizer o jogador que esteve contratualmente ligado aos blaugrana entre 2019 e 2021.
O defesa central francês chegou ao Barcelona por 1 milhão de euros, proveniente do Toulouse, com apenas 19 anos de idade e acabou por não ter muitas oportunidades para demonstrar o seu valor, sendo relegado para segundo plano, ofuscado pelos grandes nomes que compunham o eixo da defesa do clube, cumprindo apenas 5 jogos pelos blaugrana. O jogador de 24 anos assume que chegou ao clube demasiado jovem e não aproveitou as oportunidades como queria, contudo não se arrepende da decisão.
"Não me arrependo de todo. Para mim, o Barcelona continua a ser uma grande experiência. Aprendi muito com Gerrard Piqué, Samuel Umtiti e Clément Lenglet. Foi bom para mim, descobri o que é jogar a alto nível. Não tive os minutos que queria porque à minha frente havia jogadores muito bons. O treinador Ernesto Valverde também estava sob muita pressão dos adeptos e é normal colocar Piqué no lugar de um jovem inexperiente de 19 anos", começou por dizer.
A sua breve passagem pela Catalunha ficou marcada por sucessivos empréstimos, ao Schalke 04, ao Benfica e depois ao Nice, onde se transferiu em definitivo em 2021 por 8.5 milhões + 7 por objetivos depois de uma cedência de 6 meses. O jogador que alinhou apenas em dois encontros pelos encarnados, considera que os períodos de empréstimos contribuíram muito para o seu crescimento enquanto jogador e amadurecimento como pessoa, destacando a experiência na Alemanha.
"No Schalke foi onde aprendi mais do ponto de vista humano. Deram-me tudo o que eu precisava, tive minutos, mas infelizmente fomos encurtados pelo confinamento e no meu regresso faltou-me humildade. Relaxei, desrespeitei todas as pessoas que confiaram em mim no clube. Pedi-lhes desculpa. Aprendi muito. As minhas três experiências no Barcelona, Schalke e Benfica fizeram de mim um homem novo", explicou.
O defesa central francês tem sido um dos principais destaques da grande campanha do Nice na Ligue 1, o clube francês é a defesa menos batida do campeonato com 15 golos, e tem sido associado a uma transferência para a Premier League, que conta com vários interessados nos serviços do jogador. O futebolista que tem contrato com o clube francês até 2027, confirmou que existiram propostas de grandes clubes e que considerou transferir-se para um clube de maior condição, contudo preferiu permanecer no Nice, assumindo o desejo de ser convocado para o Campeonato da Europa de 2024 pelo selecionador Didier Deschamps.
"Renovei o meu contrato com o Nice no final de 2022. Como é que senti o interesse dos grandes clubes? Vivi situações diferentes das anteriores na minha carreira. O meu pensamento era muito mais profundo, muito mais refletido. Não queria cometer um erro na minha escolha. Estava muito calmo. A reflexão é muito mais importante do que quando comecei. Estou à espera que me sejam apresentados os projetos completos. Se fizer uma boa época, posso candidatar-me ao Campeonato da Europa, pensei no verão. Não vou mentir e dizer que não me ocorreu dizer a mim próprio que talvez fosse necessário jogar num clube de topo para aumentar as minhas hipóteses, mas também há garantias quando se joga no Nice", argumentou.
Gabriel Barbosa, ex-avançado do Benfica, desperdiçou da marca dos onze metros
Merengues voltam a reduzir distâncias para o Barcelona para os 4 pontos
Juan Caba anotou o golo da vitória da vecchia signora
Avançado português não foi convocado pelo treinador Sergen Yalçin
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo