FIFA alarga o Mundial sub-17 para 48 seleções

Qatar recebe as próximas cinco edições da prova que passa a ser anual

• Foto: FIFA

A FIFA anunciou esta quinta-feira os novos moldes para os Mundiais sub-17. A prova masculina passa ser disputada por 48 seleções - até agora eram 24 - e será organizada anualmente ao invés de a cada dois anos. O novo formato entra em vigor em 2025, tendo ficado definido que será o Qatar a receber as primeiras cinco edições, ou seja, até 2029.

Já a prova feminina será expandida para 24 seleções - em vez de 16 - e passa igualmente a ser jogada anualmente, com Marrocos a receber todas as edições entre 2025 e 2029.

Oportunidade para Portugal

Apesar da forte tradição nos escalões jovens, a seleção portuguesa não tem gozado de grande sucesso no que ao Mundial sub-17 diz respeito. Depois do 3.º lugar em 1989 - ainda quando a prova era para o escalão 'sub-16'  - a seleção das Quinas só voltou a participar em 1995 e em 2003, caindo nos quartos de final em ambas as ocasiões. O alargamento constitui, assim, uma chance de pôr fim ao hiato de mais de 20 anos sem marcar presença na prova. A seleção feminina espreita um presença inédita.

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Internacional
Notícias
Notícias Mais Vistas