Organismo mostra a sua "desaprovação" face à criação da nova competição europeia de clubes
Minutos após a oficialização da criação da Superliga Europeia, a FIFA decidiu mostrar o seu parecer face à nova competição de clubes europeus, que conta com a participação, para já, de 12 clubes: AC Milan, Arsenal, Atlético Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham.
No documento publicado na noite deste domingo, a FIFA apela ao diálogo numa altura crítica para o desporto-rei, manifestando a sua "desaprovação" quanto à criação da Superliga Europeia, presidida por Florentino Pérez, presidente do Real Madrid.
Relacionadas
Leia o comunicado da FIFA na íntegra:
"Após os diversos pedidos dos meios de comunicação e como já foi dito em diversas ocasiões, a FIFA deseja esclarecer que se mantém firme a favor da solidariedade no futebol e de um modelo de redistribuição equitativa que possa contribuir para o desenvolvimento do futebol como desporto, em especial em todo o Mundo, já que o desenvolvimento do futebol mundial é a principal missão da FIFA.
"Na nossa opinião, e de acordo com os nossos estatutos, qualquer competição de futebol, seja nacional, regional ou global, deve sempre refletir os princípios fundamentais de solidariedade, inclusão, integridade e redistribuição financeira equitativa. Além disso, os órgãos dirigentes do futebol devem cumprir todas as leis, desportivas e diplomáticas, para assegurar que assim se mantenha. Neste contexto, a FIFA só pode expressar a sua desaprovação a uma 'Liga europeia revolucionária' fora das estruturas internacionais do futebol e que não respeite os princípios acima mencionados.
"A FIFA defenderá sempre a união no futebol mundial e apela a todas as partes envolvidas nos debates acalorados para que tentem um diálogo calmo, construtivo e equilibrado para o bem do jogo e um espírito de solidariedade e jogo justo. A FIFA, é claro, fará o que for necessário para contribuir para um caminho harmonioso em direção aos interesses gerais do futebol", pode ler-se.
Astro argentino 'guiou' o Inter Miami ao título da MLS, o primeiro da história do clube
Inter Miami, liderado pelo antigo internacional inglês e onde alinha o argentino, conquistou pela primeira vez a MLS
Médio húngaro diz que toda a gente tem de fazer uma reflexão e "assumir a responsabilidade"
Antigo médio do Real Madrid considera, no entanto, que o francês vai conseguir bater o recorde de 59 golos num ano civil
Clube liderado por David Beckham festeja título de campeão norte-americano apenas 7 anos depois de ter sido fundado
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Triunfo por 2-0, graças aos golos de Wynder e João Veloso
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham