Em litígio com Dínamo Moscovo, Lass tentou, em 2015, assinar pelo Charleroi, mas FIFA e federação impediram-no de fazê-lo
A justiça belga condenou esta quinta-feira a FIFA e a federação de futebol da Bélgica a indemnizar Lassana Diarra, por terem impedido o médio de assinar pelo Charleroi, em 2015, alegadamente por estar em litígio com um clube russo.
O tribunal de comércio de Hainaut, em Charleroi, deu razão ao internacional francês, atualmente no Marselha, que assim vai receber "provisoriamente" 60 mil euros, montante que pode chegar aos 6 milhões de euros, valor inicialmente pedido pelos advogados de Diarra.
A justiça belga considerou que, em fevereiro de 2015, a FIFA e a federação não respeitaram o direito à livre circulação de trabalhadores na União Europeia, mesmo que, nessa altura, o médio gaulês ainda tivesse ligação ao Lokomotiv de Moscovo.
Diarra entrou em litígio com o clube russo no verão de 2014, devido ao súbito decréscimo do seu salário, e rejeitou continuar a alinhar pela equipa, tendo mesmo abandonado Moscovo.
O Lokomotiv apresentou queixa na FIFA e, num processo que chegou ao Tribunal Arbitral do Desporto, tendo em maio de 2015 decidido aplicar uma suspensão de 15 meses e o pagamento de uma multa de 10 milhões de euros ao emblema da capital russa.
Antes, em fevereiro, Diarra tentou assinar pelo Charleroi, aproveitando a janela de transferências estar ainda aberta na Bélgica, mas acabou por ser impedido pela FIFA e pela federação, devido ao processo ainda estar a decorrer.
Atualmente com 31 anos, Diarra passou por clubes como Chelsea, Arsenal e Real Madrid. Pouco utilizado esta temporada no Marselha, é esperado que abandone este mês o emblema francês, podendo regressar a Inglaterra.
Treinadores portugueses com sortes diferentes na segunda jornada da competição
Acompanhe todas as incidências do encontro
Adversário do Sporting visto à lupa
Interesse de clubes das principais ligas europeias fez com que o antigo técnico do Benfica decidisse esperar
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português