Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Flamengo-Vasco da Gama é o único jogo de sexta-feira da Copa João Havelange. As duas equipas vivem situações distintas na competição. Enquanto o Vasco está a dois pontos de se classificar para a segunda fase, ocupando o quarto lugar na classificacão, o seu adversário vem de cinco derrotas seguidas no campeonato, embora tenha derrotado o Velez Sarsfield na passada terça-feira na estreia do técnico Mário Zagallo. O Vasco da Gama tem 33 pontos, contra menos dez do Flamengo.
Existia uma expectativa de que o Vasco pudesse poupar alguns jogadores, mas o técnico Oswaldo de Oliveira disse que não fará isso. À excepção de Euller e Nasa, que estão lesionados, todos os "craques" foram convocados.
No lado do Flamengo, o médio-ofensivo Alex vai continuar no banco de suplentes, já que Zagallo não quer fazer qualquer modificacão no "onze" que venceu na Taça Mercosul, na terça-feira.
O Flamengo não vence o Vasco da Gama em jogos do campeonato brasileiro há precisamente oito anos. Nos últimos nove jogos, foram registadas 4 vitórias do Vasco, 4 empates e apenas uma vitória do Flamengo, que aconteceu a 11 de Julho de 1992. Os rubro-negros venceram por 2-0. Durante este período, o Vasco aplicou duas goleadas ao seu adversário repetindo o "score" de 4-1.
Se a superstição prevalecer, na última vez que o actual treinador do Flamengo, Mário Zagallo dirigiu a equipa rubro-negra, a 12 de dezembro de 1984, o Flamengo venceu por 1-0, com um golo de Bebeto. Nessa equipa treinada pelo Velho Lobo, pontificavam jogadores como Mozer (actual adjunto
de José Mourinho) e Bebeto. No Vasco, a estrela maior era Roberto Dinamite.
Agora, a maior atracção da partida será o duelo entre Romário e Zagallo. Desde o Mundial de 1994 que os dois não se entendem. A história vem do ano de 1992, quando Romário foi convocado para um jogo particular do "escrete" frente à Alemanha e o técnico de então, Carlos Alberto Parreira, deixou o Baixinho no banco. O jogador reclamou e Zagallo saiu em defesa de Parreira, ao afirmar que o jogador deveria sentir-se honrado em vestir a camisola. Desde então, Romário ficou de fora e só voltou em 1993, no último jogo das eliminatórias, frente ao Uruguai, marcando os dois golos que classificaram o Brasil.
Nas vésperas do Mundial de França, em 1998, Romário não foi convocado devido a uma lesão. O Baixinho disse que a equipa técnica comandada por Zagallo não teve paciência com ele. Pouco depois, Romário lancou no seu bar uma imagem de Zagallo sentado na sanita, o que originou um processo do Velho Lobo contra o avançado.
No entanto, os dois dizem que não existe qualquer problema entre eles. São as duas maiores atracões do "derby" da Copa João Havelange, onde são esperadas mais de 60 mil pessoas.
Equipas prováveis:
FLAMENGO
Júlio César, Maurinho, Juan, Gamarra e Athirson; Leandro Ávila,
Rocha, Petkovic e Edilson; Adriano e Denilson
VASCO DA GAMA
Hélton, Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho; Henrique,
Paulo Miranda, Juninho Pernambucano e Juninho Paulista; Viola e Romário
Antigo guarda-redes do clube aponta a uma super estrela
Manchester United de Bruno Fernandes e Diogo Dalot vai defrontar o Leeds
Avançado colombiano viu 8 vermelhos na passagem pelo Rangers
Avançado brasileiro acompanha trabalho do compatriota desde 2019
Rute Cardoso contribuiu com o seu testemunho para a biografia oficial do internacional português que vai ser lançada no dia 9
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Nervos estiveram à flor da pele durante a cobrança dos penáltis, que viria a determinar o vencedor da partida
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos