O Jiangsu Suning, campeão em título, cessou a atividade
O futebol chinês passa por graves dificuldades financeiras e os milhões que outrora seduziam jogadores e treinadores europeus deram lugar a falências e até ao desaparecimento de clubes. O último foi o Jiangsu Suning, nada mais nada menos do que o campeão em título. A empresa que o sustentava anunciou o fim da atividade da equipa de futebol.
De nada lhe serviu ganhar o título. As dívidas acumuladas nos últimos anos determinaram o fim de um clube que pagou 50 milhões de euros por Alex Teixeira e 28 por Ramirez. Em 2019 o Jiangsu Suning até mostrou interesse Gareth Bale...
A crise do futebol chinês agudizou-se com a covid-19. Em três épocas desapareceram 16 clubes; há quatro temporadas a China chegou a pagar 380 milhões de euros em contratações, mas na última foram apenas 7,5. Longe dos tempos em que os clubes gastavam milhões e milhões, como os 55 pagos por Hulk pelo Shanghai SIPG.
O Governo antevia esta crise e tentou travar os gastos. Por isso quis que a federação recebesse o mesmo valor da transferência internacional, ou seja, se o clube pagar 10 milhões por um jogador, a federação teria de receber outros 10... Além disso, esta época fixou-se o salário de 3 milhões de euros, o que levou ao êxodo de estrelas como Teixeira, Hulk, Pellé, Ighalo, El Shaarawy, Rondón, Goulart...
Os treinadores também saíram. Rafa Benítez, Vítor Pereira, Bruno Genesio ou Van Bronckhorst deixaram o país, que agora tem um campeonato sem estrelas, sem dinheiro... e sem campeão.
Siga todas as incidências da 2.ª jornada da fase regular da Liga Europa
Siga todas as incidências da 2.ª jornada da fase regular da Liga Europa
Siga todas as incidências da 2.ª jornada da fase regular da Liga Europa
Consulte as opções iniciais de Francesco Farioli e de Vladan Milojevic para o embate no Dragão
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra