A verba foi disponibilizada pelo ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té
O Governo da Guiné-Bissau entregou à Liga Guineense de Clubes de Futebol 100 milhões de francos CFA (150 mil euros) para apoiar clubes da primeira e segunda divisão, disse esta quinta-feira à Lusa o presidente da instituição.
A verba foi disponibilizada pelo ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té, a quem a Liga de Clubes manifestou recentemente as dificuldades enfrentadas para a realização dos campeonatos das duas divisões do futebol sénior na Guiné-Bissau.
"Aquando de uma visita de cortesia que fizemos a várias instituições parceiras da Liga, manifestámos ao ministro as nossas dificuldades, as dificuldades dos clubes, e hoje respondeu-nos com este apoio importantíssimo", declarou o presidente da Liga Guineense de Clubes de Futebol, Dembo Sissé.
Aquando da visita, Sissé disse ter manifestado a Ilídio Té que, apesar de aprovada em 2011, a Lei do Mecenato nunca foi promulgada.
"Temos um total de 40 clubes da primeira e segunda divisão, mas todos têm dificuldades até de pagar as deslocações para os jogos dos respetivos campeonatos", assinalou.
Com o apoio disponibilizado, a Liga irá entregar 2,5 milhões de francos CFA a cada um dos 16 clubes da primeira divisão e dois milhões de francos CFA a cada um dos 24 clubes da segunda divisão.
O resto do dinheiro será canalizado para custear as despesas de funcionamento da Liga, ações de formação e seminários de capacitação, afirmou Dembo Sissé.
Novas regras para licenças parentais, adoção e saúde menstrual
Montagem com 42 futebolistas representantes das seleções já apuradas causou insatisfação
Presidente da República, primeiro-ministro e outras figuras cabo-verdianas reconhecem trabalho meritório do técnico
Transalpinos tentam evitar eliminação nesta fase pela terceira edição seguida
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Rodrigo Mora, Deco, Luís Campos e Jorge Mendes também na corrida aos galardões
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Conjunto de Vincenzo Montella deu pela falta de um relógio e dois anéis