Série de alterações apresentadas pela associação que regula as regras do futebol entrarão em vigor já a partir de julho
O International Football Association Board (IFAB), associação que regula as regras do futebol, anunciou esta semana uma série de medidas que entrarão em vigor a partir de 1 de julho, já a pensar na próxima temporada desportiva, de 2023/24.
Uma das várias mudanças apresentadas pela IFAB está diretamente relacionada com o comportamento dos guarda-redes no momento em que se preparam para defender um penálti, tema que foi amplamente comentado durante e após o Mundial do Qatar, com Emiliano Martínez, guarda-redes da Argentina, em grande foco.
Relacionadas
No documento divulgado pela associação, podemos ver uma clara alteração da regra 14, destinada ao comportamento dos guarda-redes nos pontapés de penálti. A IFAB comunica que a partir do início da próxima temporada, os guarda-redes não poderão ter comportamentos que possam distrair ou demonstrar desrespeito com o adversário.
"O guarda-redes defensor deve permanecer na linha de golo, de frente para quem está a cobrar o penálti, entre os postes, sem tocar nos postes, na trave ou na rede da baliza, até que a bola tenha sido chutada. O guarda-redes não deve comportar-se de forma a distrair injusta e propositadamente o adversário, por exemplo: atrasar a execução do pontapé de penálti ou tocar nos postes, na trave ou na rede da baliza", pode ler-se, seguindo-se uma explicação: "O guarda-redes não deve comportar-se de forma que não demonstre respeito pelo jogo e pelo adversário, ou seja, distraindo-o injustamente."
Internacional belga foi formado no Anderlecht e chegou ao conjunto italiano em 2020
Harry Amass e Chido Obi deixaram 'indiretas' ao técnico português nas redes sociais
Antigo capitão no Chelsea não esquece o dia em que falhou da marca dos onze metros
Treinador português deixa o clube brasileiro com os três auxiliares
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas