Torns IF expôs o caso ao organismo e este assumiu que terá de analisar uma mudança na forma como está escrita
Provavelmente o leitor nunca ouviu falar do Torns IF - não é 'grave', porque quem escreve este artigo... também não. Mas saiba que esta modesta equipa sueca, que atua na terceira divisão do país nórdico, conseguiu a proeza de, com uma ideia 'maluca', obrigar o IFAB a avançar para a análise de uma possível revisão da forma como a lei do fora de jogo está escrita. Tudo porque, com uma imaginação incrível, os suecos conseguiram encontrar uma forma para contorná-la.
Tudo começa num vídeo partilhado a 16 de agosto na rede social X, com a descrição "o Torns IF desenvolveu um engenhoso método para criar situações de um para um com o guarda-redes. É baseado numa regra presente na página 93 das Leis do Jogo, onde se pode ler que 'o primeiro ponto de contacto da jogada ou toque na bola' deve ser utilizado para julgar uma fora de jogo".
Nesse clipe, que pode ver no 'tweet' abaixo e no vídeo acima, o treinador explica a jogada e coloca-a em prática. Adam Olafsson, o "jogador mais dotado tecnicamente" do plantel, recebe a bola e 'cola-a' no pé, isto enquanto um colega está atrás de si. Com a bola ainda 'colada', o mesmo colega avança e fica largamente em fora de jogo. Nesse momento, Olafsson solta a bola - sem fazer um novo toque, pois o que contaria seria o primeiro, quando recebe a bola - coloca-a no companheiro, que ao abrigo da interpretação feita não estaria em fora de jogo.
Torns IF have developed an ingenious method to create one-on-ones with the goalkeeper. It's based on a rule found on page 93 in the Laws of the Game stating that “The first point of contact of the ‘play’ or ‘touch’ of the ball” should be used when judging offside. Groundbreaking. pic.twitter.com/0IcCcT6DRF
'The Sun' desvenda bastidores da cedência do guarda-redes ao Trabzonspor, da Turquia
Extremo fez o golo da vitória sobre os Camarões (1-0) que deixou tubarões azuis muito perto da qualificação inédita para o Mundial
Internacional português "sempre disponível" para vestir as cores de Portugal
Internacional dinamarquês estava sem clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos