Jelen Superliga: Guia de sobrevivência numa mina de talentos

Ausente da fase final do Mundial’2014 e futura adversária de Portugal no apuramento para o Euro’2016...

Guia de sobrevivência numa mina de talentos
Guia de sobrevivência numa mina de talentos • Foto: ALEKSANDAR DJOROVIC

Ausente da fase final do Mundial’2014 e futura adversária de Portugal no apuramento para o Euro’2016, a seleção sérvia, apesar da inegável qualidade dos seus jogadores, continua a debater-se com uma atmosfera de caos e de desordem, exposta em infindos problemas disciplinares e numa complexa gestão de egos. A Jelen SuperLiga’2013/14, disputada ao milímetro pelos arquirrivais Estrela Vermelha e Partizan, está a ser uma excelente montra para prospetores de inúmeros clubes europeus, dada a elevada quantidade de jogadores sub-23 que atuam com regularidade.

Os jogos estão longe de serem brilhantes, denotando-se inúmeras debilidades defensivas e um ritmo competitivo baixo, mas os talentos, libertos de amarras táticas, andam à solta pelos relvados. As transferências de Markovic (Benfica), Mitrovic e Milvojecic (Anderlecht), Jojic (B. Dortmund), Scepovic (Olympiacos), Spajic (Toulouse) e Gobulovic (Roma) agitaram o último exercício, garantindo encaixes preciosos a Partizan (22,8 milhões de euros) e Est. Vermelha (6,6 milhões), o que abre perspetivas de enorme fervor no próximo defeso, até porque a exportação continua a ser o manual de sobrevivência dos emblemas sérvios em tempo de crise.

Zivkovic (Partizan), talentoso criativo que promete ser o cabeça de cartaz da próxima janela de transferências, tem sido observado por vários colossos, à semelhança do que acontece com o central Babic e o médio-ofensivo Pantic, todos da classe de 96.

CRAQUES EM DESTAQUE:

Andrija Zivkovic

BI: Nis, Sérvia, 11/7/1996 (17 anos). Posição: médio-ofensivo, médio-ala. Clube: Partizan. preço: 4 a 7 milhões de euros

O novo menino de ouro do futebol sérvio tornou-se no jogador mais jovem de sempre a envergar a camisola da seleção principal. O físico franzino (1,70m/66kg) esconde um canhoto agressivo e pressionante, que se distingue pelo virtuosismo técnico, argumentos na condução e poder de drible, acrescentando mobilidade e aceleração às suas ações. Utilizado, preferencialmente, a partir de uma ala, poderá ganhar maior dimensão como médio-ofensivo ou falso avançado.

Darko Lazovic

BI: Cacak, Sérvia, 15/9/1990 (23 anos). Posição: Extremo. Clube: Estrela Vermelha. preço: 3 a 6 milhões

Talento para exportação, as lesões têm travado o previsível salto. Extremo capaz de atuar nos dois flancos, alia velocidade e aceleração a poder de drible e agilidade, o que o torna acutilante a explorar contragolpes. Destro, capaz de utilizar o pé esquerdo, mostra argumentos no remate, nos cruzamentos e no passe.

Marko Poletanovic

BI: Novi Sad, Sérvia, 20/7/1993 (20 anos). Posição: Médio-centro. Clube: Vojvodina. preço: 1 a 2 milhões

Médio-centro que se diferencia por ser um ótimo condutor de ações ofensivas, sabe explorar a sua velocidade, mobilidade, qualidade de passe e visão de jogo, mas também é capaz de trabalhar defensivamente. Muito acutilante a aparecer em zonas de finalização.

Dejan Drazic

BI: Sombor, Sérvia, 26/9/1995 (18 anos). Posição: Extremo. Clube: OFK Belgrado. preço: 0,5 a 1,5 milhões

Conhecido por “El Shaarawy sérvio”, está talhado para patamares mais altos. Formado no Partizan, o extremo destro, forte a explorar diagonais a partir da esquerda, concilia velocidade, aceleração e mobilidade com qualidade no drible e agressividade, criando desequilíbrios no um para um.

Srdan Babic

BI: Banja Luka, Bósnia, 22/4/1996 (18 anos), tem nacionalidade sérvia. Posição: Defesa-central. Clube: Vojvodina. preço: 0,5 a 1 milhão

Internacional sub-19 e sub-17 pela Sérvia, o defesa-central canhoto já se estreou pela equipa principal do Vojvodina, clube que o descobriu, em julho de 2011, nos bósnios do Borac Banja Luka. Cobiçado por vários colossos do futebol europeu, é extremamente robusto do ponto de vista físico (1,92 m/85 kg), muito forte no jogo aéreo – em momento defensivo e ofensivo –, e patenteia atributos interessantes no desarme, necessitando de moderar os excessos de agressividade. Central de processos simples e práticos, ainda que destemido a assumir ações de condução, pode melhorar a eficácia no passe médio e longo.

Sergej M.Savic

BI: Lérida, Espanha, 27/2/1995 (19 anos), tem nacionalidade sérvia. clube: Vojvodina. Preço: 0,5 a 1,5 milhões

Campeão europeu sub-19, o filho de Nikola Milinkovic, ex-Chaves e Alverca, é um médio-centro pressionante e robusto fisicamente, capaz de conciliar argumentos na recuperação e na distribuição: seguro no passe curto e médio, arrisca no passe longo.

Nikola Ninkovic

BI: Bogatic, Sérvia, 19/12/1994 (19 anos). clube: Partizan. preço: 3 a 5 milhões

Definido como “Zidane sérvio”, confunde virtuosismo com inconsistência e sobranceria. A partir da ala esquerda, conduz a bola com elegância, promove desequilíbrios, assina remates de execução apurada, e exibe argumentos no passe e nos cruzamentos.

Aleksandar Pesic

BI: Nis, Sérvia, 21/5/1992 (21 anos). clube: FK Jagodina. preço: 1 a 2 milhões

Após passagens por Holanda, Grécia e Moldávia, o internacional sub-21 é destaque da Superliga. Avançado-centro vigoroso fisicamente, oportuno, agressivo e perspicaz a desmarcar-se, revela atributos a finalizar com os dois pés: o direito é o que melhor define.

OUTRAS PROMESSAS

Aleksandar Cavric

BI: Vukovar, Croácia, 18/5/1994 (19 anos), tem nacionalidade sérvia. Posição: Extremo. Clube: OFK Belgrado. preço: 1 a 2 milhões

Marko Petkovic

BI: Sremska Mitrovica, Sérvia, 3/9/1992 (21 anos). Posição: Lateral-direito. Clube: Est. Vermelha. preço: 1 a 2 milhões

Danilo Pantic

BI: Ruma, Sérvia, 26/10/1996 (17 anos). Posição: Médio-ofensivo. Clube: Partizan. preço: 0,5 a 1,5 milhões

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas