Treinador português foi um dos convidados para falar sobre a digitalização numa conferência que decorreu na Arábia Saudita
José Mourinho foi um dos oradores da Digital Wellbeing Summit, conferência sobre a digitalização que decorre esta quarta-feira na Arábia Saudita. O treinador português foi questionado sobre a modernização no futebol, deixando elogios à tecnologia da linha de golo e algumas críticas ao videoárbitro.
"Se viajar no tempo - e a minha carreira é longa - quando, inicialmente fazia análises dos jogos ficava horas em frente a um ecrã e agora tenho análise em tempo real quando estou no banco. Penso que isso diz muito sobre a evolução tecnológica", começou por afirmar o treinador português que se encontra sem clube depois de ter saído da Roma, em janeiro deste ano.
Relacionadas
E acrescentou: "Em termos do impacto direto no jogo diria que a tecnologia trouxe coisas positivas e negativas. Um dia perdi a Liga dos Campeões com um golo em que a bola não estava dentro da baliza. Com a linha de golo teria ganhado esse jogo. Só perdi porque ainda não havia a tecnologia nessa altura. É algo básico e objetivo".
José Mourinho abordou igualmente a questão do videoárbitro: "O VAR é mais complexo. Estive nos primeiros encontros sobre o vídeoárbitro, era para lutar contra erros evidentes e claros. Quando uma decisão demora dois segundos a ser tomada toda a gente concorda que houve um erro claro e evidente. No entanto, quando a decisão demora 5 minutos a ser tomada e metade das pessoas diz que é penálti é porque não houve um erro claro e evidente. Porque é que nestes casos o VAR é utilizado de forma errada? Mata a emoção e fluência do jogo, com as pessoas a terem de esperar e os jogadores a não saberem se celebram o golo. Tira a emoção do futebol. É por isso que agora se discute se a tecnologia é para continuar ou não no futebol". "Não podes esperar 5 minutos por uma decisão. Agora no banco já não celebro golos. Sou conhecido por muitas celebrações tontas, mas neste momento já não celebro, fico só a rezar para que um homem numa sala tome a decisão", explicou.
José Mourinho deixou todos a rir na sala quando falou sobre o fora de jogo semi-automático: "É mais ou menos objetivo porque se pode mudar os frames e vocês sabem muito bem como fazer isso (risos na sala). Se fores um árbitro numa sala preta com alguns ecrãs sabes como fazê-lo. Se fores apoiante do Al Ittihad metes mais um frame, se fores do Al Ahli metes menos um frame (aplausos)".
Acompanhe todas as incidências do encontro de qualificação para o Mundial'2026
Acompanhe todas as incidências do encontro de qualificação para o Mundial'2026
Depois dos cafeteros já terem garantido o apuramento para o Mundial'2026, Néstor Lorenzo perspetiva mudanças no onze contra a Venezuela
Jogador mais internacional de sempre pela Hungria deixa também elogios a Cristiano Ronaldo, que vê como inspiração: " é simplesmente inacreditável"
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense