'Lei Wenger' vai ser apresentada ao IFAB: regra de fora de jogo promete revolucionar o futebol

Ex-treinador, atual diretor de desenvolvimento do futebol mundial da FIFA, obteve resultados positivos dos testes efetuados na Suécia, Itália e Holanda

• Foto: Reuters

O futebol como hoje o conhecemos poderá estar muito perto de chegar ao fim e tudo por causa de Arsène Wenger. O antigo treinador, que atualmente desempenha funções como diretor de desenvolvimento do futebol mundial da FIFA, vai avançar com a 'Lei Wenger', uma nova regra de fora de jogo que promete revolucionar por completo a forma como o futebol é jogado nos dias que correm.

De acordo com o 'The Times', o ex-técnico francês obteve resultados positivos dos testes realizados na Suécia, Itália e Holanda e pretende apresentar a sua proposta revolucionária junto do International Football Association Board (IFAB), com vista à sua validação e implementação.

Mas o que é, afinal, a Lei Wenger? Esta regra, que tem o nome do seu criador, tem como objetivo dar uma vantagem a quem está a atacar, permitindo que este esteja efetivamente à frente do seu adversário, desde que tenha alguma parte do corpo que possa marcar golos - cabeça, tronco ou pernas - em linha com o penúltimo defesa [como poder ver na imagem que está a ilustrar este artigo]. Caso nenhuma dessas partes não estejam alinhadas com o defensor, estará sim em posição irregular e poderá ser assinalado fora de jogo. Apesar de esta ideia revolucionária poder alterar em muito em termos táticos - a forma como avançados e defesas começam a abordar este tipo de lances -, a verdade é que Arsène Wenger está determinado em avançar para a sua implementação, tendo por base os dados recolhidos.

Em entrevista a Record, em 2021, o próprio Arsène Wenger explicou a sua medida: "Com o VAR a detetar infrações mínimas, beneficiar o atacante em caso de dúvida desapareceu – e isso tem uma razão de ser. Queremos uma regra que seja justa. Se um jogador está três centímetros fora de jogo na construção de uma jogada e muitas coisas acontecem até ser marcado um golo, é justo anular esse golo? Se um marcador está dois centímetros fora de jogo porque tem ombros mais largos do que o adversário, teve realmente a vantagem do fora de jogo para marcar? Acho que todos concordamos que não é o caso. É por isso que estamos a testar aquilo a que chamamos 'regra da luz do dia' para o fora de jogo, o que significa que teria de haver um determinado espaço entre os jogadores para que uma posição fosse considerada fora de jogo. Isto seria também uma evolução. Antes, um atacante tinha de estar atrás dos adversários, depois passou a ter que estar em linha e agora estamos a considerar mudar para que só haja fora de jogo se alguma parte do corpo com a qual pode marcar um golo estiver à frente do penúltimo defesa."

Ainda assim, segundo a mesma fonte, os testes oficiais poderão ocorrer em escalões inferiores antes de chegarem às principais competições.

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas