Derrotar Joseph Blatter na eleição do próximo dia 29 de maio parece ser a "missão impossível" de Luís Figo...
Derrotar Joseph Blatter na eleição do próximo dia 29 de maio parece ser a “missão impossível” de Luís Figo, o “Pastilhas”, alcunha que herdou do seu primeiro clube de bairro, em Almada. Na verdade, o dirigente suíço de 78 anos preside ao organismo máximo do futebol desde 1998, quando no congresso de Paris derrotou o sueco Lennart Johansson, então presidente da UEFA e apontado como favorito.
Mas Blatter contou com o apoio fundamental dos países árabes e acabou por derrotar Johansson por 111 votos contra 80. Depois, apenas em 2002 encontrou oposição, neste caso com o camaronês Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol, mas então o triunfo de Blatter foi ainda mais claro: 139 votos contra 56 do africano.
Relacionadas
Agora,Blatter joga com a vantagem de quem está no poder e montou uma teia de interesses e interessados à sua volta. Das seis confederações filiadas na FIFA apenas a UEFA se demarcou do suíço. Os apoiantes de Blatter dizem que terá mais de 100 votos garantidos, mas isso não será suficiente para vencer à primeira volta numa eleição com mais de dois candidatos.
Assim, a grande meta de Luís Figo será conseguir os apoios suficientes para ultrapassar o holandês Michael van Praag e obrigar Blatter a disputar uma segunda volta, o que seria inédito na história da FIFA.
INCENTIVOS À CANDIDATURA
Cristiano Ronaldo deixará mensagem
Cristiano Ronaldo ainda não se pronunciou sobre a candidatura de Luís Figo à presidência da FIFA, mas isso deverá acontecer em breve. Está previsto que o CR7 se manifeste através de uma mensagem vídeo a divulgar nas redes sociais.
Governo português dará "todo o apoio"
O Governo português, através do ministro Marques Guedes, manifestou ontem “todo o apoio” à candidatura de Figo. “Será uma honra para o nosso país ter Luís Figo à frente da FIFA, se for esse o resultado da candidatura”, disse o ministro.
Davor Suker subscreve lista
Davor Suker, presidente da federação da Croácia, é um dos antigos jogadores que apoia a candidatura de Figo.Além dele, DejanSavicevic (Montenegro), Zbigniew Boniek (Polónia) e Borislav Mihaylov (Bulgária) e a federação da Dinamarca subscreveram a proposta da FPF.
Sindicato e APAF também aplaudem
OSindicato dos Jogadores Profissionais e Futebol (SJPF) e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) declararam-se ao lado de Luís Figo. As entidades destacam a “credibilidade, profissionalismo e transparência” do candidato.
Timor-Leste pronto para votar a favor
O vice-presidente da federação de Timor-Leste, Filomeno Fernandes, disse ser “um orgulho” a candidatura de Figo. “Vamos tomar uma posição, mas defendo que devemos apoiar Figo. Seria favorável para os países da CPLP”, acrescentou.
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Motorista do veículo não resistiu ao ataque com pedras, paralelos e outros objetos pesados, que acabaram por partir o vidro frontal
Tomás Handel foi titular no triunfo por 6-1 sobre o Novi Beograd
Bruno Fernandes faz uma assistência e Ruben Amorim consegue um grande triunfo em Anfield
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool