Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Com Ronaldinho em grande destaque, o Galo conquistou a primeira Taça dos Libertadores da história...
A força do futebol brasileiro, no contexto sul-americano, está a atingir proporções de superioridade nunca vista na história. Com a conquista inédita da Taça dos Libertadores por parte do Atlético Mineiro, os canarinhos assumem-se, cada vez mais, como a principal potência do continente a nível de clubes.
O feito da equipa onde brilha Ronaldinho deu ao Brasil o troféu da competição mais importante da América do Sul pelo quarto ano consecutivo, facto que nunca tinha acontecido para o país. Na prova criada em 1959, apenas a Argentina conseguiu atingir quatro títulos seguidos, por duas ocasiões, sendo que a última vez remonta à longínqua década de 70, quando o Independiente arrasou entre 1972 e 1975.
Relacionadas
Além do Galo, os brasileiros foram representados no topo nos últimos três anos pelo Corinthians, Santos e Internacional. A força recente do Brasil na competição é provada pelos números: além das conquistas, o país colocou pelo menos um clube em todas as oito últimas decisões da Libertadores. São dez finais em 11 anos - a exceção foi 2004, quando o Once Caldas, da Colômbia, bateu o Boca Juniors, da Argentina.
Os brasileiros também diminuem a diferença para os "hermanos" no número totais de títulos. Argentina continua na liderança com 22 troféus, com o Brasil chega a 17. Atrás deles, aparecem o Uruguai, com oito, o Paraguai, com três, a Colômbia, com dois, e Chile e Equador, com um. Peruanos, mexicanos, venezuelanos e bolivianos jamais venceram o torneio, disputado desde 1960.
A nível de clubes, o Independiente é a equipa com mais troféus, com 7, à frente do Boca Juniors (6). Ao invés do título inédito da história do Atlético Mineiro, o Olímpia procurava erguer o quarto troféu do palmarés.
ÚLTIMOS VENCEDORES:
Equipa do extremo português venceu por 3-0 e subiu a terceiro na Liga francesa
Gunners saíram de cena após derrota (1-2) na casa do Southampton, mas sueco atingiu número redondo e... pró-leões
Golo de Viktor Gyökeres insuficiente para o triunfo
Em causa o golo que deu o empate ao Al-Taawoun
Antigo jogador investigado por fuga aos impostos
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Ítalo-argentino apelida o técnico como um "maníaco da linha de fora de jogo"
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'