Equipa do português goleou o Al Gharafa por 5-1 na final
O Al Duhail, treinado pelo português Luís Castro, conquistou esta sexta-feira a Taça do Emir do Qatar de futebol, ao golear o Al Gharafa por 5-1 na final, disputada em Doha.
Na despedida do técnico luso, de saída para o Botafogo, o jogo demonstrou a superioridade do futebol do 'vice' da Liga do Qatar, atrás do campeão Al Sadd, com dois golos nos primeiros 20 minutos a saírem do belga Edmilson Júnior: marcou o primeiro, aos cinco, após um passe longo do compatriota Alderweireld, e cruzou para o queniano Olunga fazer o 2-0, aos 18'.
Relacionadas
Depois de o melhor marcador do campeonato fazer o segundo, o domínio do Al Duhail manteve-se, com Almoez a conseguir o terceiro, aos 52', antes de Alaaeldin reduzir, no minuto seguinte, para o Al Gharafa, que jogava em casa, no Estádio Thani bin Jassim.
Ainda assim, a toada de domínio manteve-se e ainda ganhou contornos de goleada, pelo tunisino Sassi (58') e por Fahmi (86'), confirmando a quarta Taça do Emir para o clube.
O Al Duhail tinha conquistado a prova em 2016, 2018 e 2019, ano a que se seguiram dois triunfos do Al Sadd, por quem Jesualdo Ferreira tinha vencido a prova, em 2017.
É a segunda parceria entre clube e um treinador português, já que, em 2019, Rui Faria também levou este emblema à conquista do troféu.
O primeiro português numa final, contudo, foi Carlos Alhinho, no Al Ahli, derrotado precisamente pelo Al Sadd, na época 2002/03.
Esta é a primeira Taça do currículo de Luís Castro, campeão na Ucrânia com o Shakhtar Donetsk, em 2019/20, depois de ter vencido a Segunda Liga pelo FC Porto B, em 2015/16.
De resto, o antigo técnico de FC Porto, Rio Ave, Vitória de Guimarães ou Desportivo de Chaves, entre outros emblemas, consegue o primeiro título desde que chegou ao clube, em 11 de agosto de 2021.
O Al Duhail já tinha confirmado a saída de Luís Castro após esta partida, satisfazendo o "desejo manifestado pelo treinador" de seguir para o Brasil, onde será anunciado em breve no comando técnico do Botafogo, tendo acenado aos adeptos após festejar com os jogadores no relvado.
Antigo extremo é uma figura incontornável do clube de Istambul, que quer ver reerguido já na próxima época
Loucura em Miami para o duelo da 3.ª jornada do Grupo K da prova
Avançado português não conseguiu impedir desaire por 2-1
Triunfo por 3-1 da formação da capital
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam