Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Revisão de inverno do ranking do CIES Football Observatory
A revisão de inverno do ranking do CIES Football Observatory para os plantéis mais caros entre os clubes da cinco principais ligas europeias consagrou o Manchester City como maior investidor e a Premier League como competição onde mais mais se gastou para competir.
Assim, no top-10 há seis clubes ingleses, incluíndo os citizens, líderes globais com um plantel cuja 'construção' subiu para os 878 milhões de euros. Seguem-se Manchester United (3.º, 747 milhões de euros), Chelsea (5.º, 592 milhões), Liverpool (7.º. 461 milhões), Arsenal (9.º, 403 milhões) e Everton (10.º, 365 milhões).
Estes 'intervalos' entre os ingleses são preenchidos pelos franceses do Paris Saint-Germain (2.º, 805 milhões de euros), pelos espanhóis do Barcelona (4.º, 725 milhões) e Real Madrid (6.º. 497 milhões) e pelos italianos da Juventus (8.º, 448 milhões).
O Bayern Munique é o primeiro fora deste top-10, com um plantel que custou 363 milhões de euros a 'montar', destacando-se ainda Milan (13.º, 305 milhões), Monaco (15.º, 286 milhões) e Inter Milão (20.º, 217 milhões) e Nápoles (21.º, 204 milhões), estes últimos os únicos que quebram o que é uma 'regra de ouro'.
É que os napolitanos líderam a competição do seu país (Serie A), seguidos por perto pela Juventus. Uma exceção se atendermos ao facto que os detentores dos plantéis que custaram mais ocupam os primeiros lugares: Manchester City, Premier League; Barcelona, La Liga; Bayern Munique, Bundesliga; Paris Saint-Germain, Ligue 1.
Neste ranking, que reflete já o impacto das transferências do mercado de inverno - a contratação de Aymeric Laport ao Athletic Bilbao fez o Manchester City ficar ainda mais isolado -, refira-se o baixo investimento feito pelos franceses do Troyes (98.º), que gastaram dois milhões de euros para competir na Ligue 1.
Para se ter uma ideia mais precisa do que representa a diferença entre o poder da liga mais 'pobre' e da mais 'rica', o CIES Football Observatory adianta que a média das verbas investidas em contratações varia entre os 97 milhões de euros da Ligue 1 e os 291 milhões da Premier League.
Internacional espanhol em destaque pela negativa na formação de Stamford Bridge
Informações sobre a equipa vazaram nas redes sociais, horas antes do jogo com o Brighton
Durante a pandemia da covid19, eram organizados eventos numa discoteca clandestina
Médio francês atuou com o português no Manchester United e não tem dúvidas
Situação inusitada acontece já esta sexta-feira com a receção do Den Bosch ao ADO Den Haag, da 2.ª divisão
Homem terá amealhado, ao longo de cinco anos, mais de 14 milhões de euros em receitas
A história de amor que está a apaixonar a Argentina. Tudo começou antes de um jogo...
Acompanhe todas as incidências do encontro das meias-finais da Champions 2 da Ásia