Mercado internacional de transferências com recorde na janela de verão de 8,4 mil milhões de euros

Evolução tem paralelo no número de transferências, perto de atingir as 12 mil

Isak
Isak • Foto: Liverpool

O mercado internacional de transferências atingiu valores recorde na janela de verão finda, com o investimento no futebol masculino a rondar os 8,4 mil milhões de euros e o feminino a crescer mais de 80%, anunciou esta quarta-feira a FIFA.

De acordo com os dados divulgados pelo organismo que gere o futebol mundial, o futebol masculino totalizou cerca de 8,38 mil milhões de euros em investimentos de contratações, um aumento superior a 50% face ao mesmo período de 2024.

Essa evolução tem igualmente paralelo no número de transferências, perto de atingir as 12.000.

A janela de transferências analisada decorreu entre 1 de junho e 2 de setembro, incluindo ainda o período especial de 1 a 10 de junho, implementado devido ao campeonato do Mundo de clubes da FIFA, que decorreu nos Estados Unidos, e que contou com o Benfica e o FC Porto.

A Inglaterra consolidou a sua tradicional posição de maior investidor, tornando-se o primeiro país a superar a fasquia dos 2,5 mil milhões de euros numa só janela de transferências, rondando os 2,58.

Portugal destaca-se como o segundo país que mais contratações fez, atrás da Inglaterra, num pódio que fica completo pelo Brasil.

Já no setor feminino, os valores em causa são, naturalmente, imensamente inferiores, ainda assim a atingir os 10,55 milhões de euros, segundo a FIFA um aumento de "mais de 80%".

A este valor correspondem mais de 1.100 transferências, também um número recorde, sendo a Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos os mercados mais ativos, com o norte-americano a rondar os 3,5 milhões de euros.

"Observámos um mercado de transferências em plena ebulição, tanto no futebol masculino como no feminino. É um desenvolvimento relevante no futebol masculino, a um ano do Mundial2026, mas os números crescentes nas transferências de futebol feminino são igualmente notáveis, pois confirmam o seu crescimento exponencial a nível de clubes", analisou o Diretor Jurídico e de Conformidade da FIFA, Emilio Garcia Silvero.

Enquanto o futebol masculino apresenta níveis de atividade e investimento sem precedentes, o feminino continua a consolidar o seu crescimento sustentado numa crescente profissionalização.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Internacional
Notícias
Notícias Mais Vistas