Treinador português conquistou os principais campeonatos de futebol da Tunísia e África do Sul
O treinador português Miguel Cardoso assumiu estar a viver "um dos momentos mais marcantes da carreira", após vencer, em dois anos consecutivos, os principais campeonatos de futebol da Tunísia e da África do Sul.
Na temporada passada, o técnico, de 52 anos, conquistou o título tunisino, ao serviço do Espérance de Tunis, e esta época dominou o campeonato sul-africano, ao comando do Mamelodi Sundowns, tendo ainda conseguido, pelas duas equipas, a presença na final da Liga dos Campeões africana.
"É dos momentos mais marcantes da minha carreira. Vencer os dois campeonatos, na minha estreia nos dois países, é algo que me realiza muito. Aliás, esta época até sou campeão na Tunísia e na África do Sul, porque ainda comecei a época , onde ainda orientei a equipa do Espérance de Tunis por sete jogos antes de singrar neste desafio do Mamelodi Sundowns", partilhou à agência Lusa.
O técnico natural da Trofa, que, como treinador principal, já orientou clubes como o Rio Ave, Celta de Vigo (Espanha), Nantes (França), AEK Atenas (Grécia) e a equipa B do Shakhtar Donetsk (Ucrânia), além de ter sido adjunto de FC Porto B, Sporting de Braga, Académica e Deportivo (Espanha), considera estar "muito realizado" na África do Sul.
Foi uma época dura e fantástica, em que aguentámos a pressão, nomeadamente na parte final do campeonato
Treinador
"Como treinador, sinto que estou num patamar de realização pessoal muito grande nesta fase da minha carreira, o que me dá muita paz de espírito. Era aquilo que procurava: conseguir troféus e estar a disputar grandes jogos. Estou mais amadurecido e capaz de me adaptar a novos contextos", afirmou.
Esta temporada, Miguel Cardoso levou o Mamelodi Sundowns ao oitavo título sul-africano consecutivo, além de ter qualificado a equipa para a final da Liga dos Campeões africana, que vai disputar, a duas mãos, com os egípcios do Pyramids.
"Foi uma época dura e fantástica, em que aguentámos a pressão, nomeadamente na parte final do campeonato. O Mamelodi Sundowns é sempre um dos favoritos a vencer, mas esta temporada a concorrência foi mais feroz", disse o português.
O técnico abordou ainda uma "luta renhida" com o Orlando Pirates, uma das equipas mais fortes do campeonato local, que, segundo o técnico português, obrigou o Mamelodi Sundowns a "elevar a fasquia".
"O Orlando Pirates fez uma época muito boa, ambos batemos recordes. Mas, nesta fase final, nós fomos mais fortes e superámos várias marcas históricas no campeonato, nomeadamente nos pontos conquistados, no número de vitórias e nos golos marcados e sofridos", referiu.
O próximo desafio será a final da Liga dos Campeões africana, frente ao Pyramids, que começa a ser disputada já no próximo sábado. Logo a seguir, a equipa de Miguel Cardoso parte para os Estados Unidos para, em junho, participar no Mundial de Clubes.
"Para já, estamos muito focados nesta final e no objetivo de a vencer, algo que não acontece desde 2016. Mas, depois, queremos mostrar todo o nosso potencial no Mundial de Clubes, mesmo sabendo que estamos num grupo difícil", explicou.
O Mamelodi Sundowns ficou no Grupo F, juntamente com os alemães do Borussia Dortmund, os brasileiros do Fluminense e os sul-coreanos do Ulsan Hyundai.
"Temos ambição de competir e mostrar todo o nosso potencial. Sabemos os contextos, mas queremos ser atrevidos e jogar para ganhar. Só assim nos podemos desafiar, frente a equipas que, do ponto de vista teórico, vêm de campeonatos mais fortes", concluiu Miguel Cardoso.
Médio do Sporting saiu ao minuto 77 e terça-feira já vai marcar presença na Academia
Em entrevista à 'Gazzetta dello Sport', Guido Fienga revelou ainda o motivo que faz com que ambos mantenham, até hoje, uma "boa relação"
Guia essencial para compreender o trajeto do melhor marcador da história do futebol
Editor de Record analisa arranque de temporada do jogador do Al Nassr
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United