Militar russo capturado confessa: «Percebi que estava errado quando vi atletas armados»

Tenente-coronel da guarda nacional do país expressou admiração por dois lutadores de boxe ucranianos

Astakhov Mikhailovich, tenente-coronel da guarda nacional russa capturado nos últimos dias pelo exército ucraniano na sequência da invasão ao país, deu uma conferência de imprensa onde pediu desculpa por ter participado no conflito, frisando que se sente envergonhado por tudo o que fez. 

O oficial russo expôs em que momento começou a sentir que o que estava a fazer era errado. "Sempre me encantou ver dois lutadores de boxe vossos, Oleksandr Usyk e Vasyl Lomachenko. Quando os vi a pegar em armas e a dizer que se sentiam obrigados a ajudar a Ucrânia, senti vergonha pelo que estava a fazer, percebi que estava errado".

Mikhailovich pediu desculpa pelos seus atos e fez um apelo ao exército ucraniano. "Não consigo encontrar palavras para pedir perdão àquele povo. Entenderia se a Rússia nunca fosse perdoada. Peço à Ucrânia que deixe viver os soldados russos. Muitos deles estão envergonhados. Não querem ir para a guerra".

E terminou deixando uma mensagem para os combatentes do seu país. "Para os soldados russos, sejam valentes. Estão numa situação tensa, de ter de ir contra o próprio comandante. Mas isto é um genocídio. A Rússia não pode ganhar aqui mesmo se for até ao fim. Podemos invadir o território, mas não podemos invadir as pessoas", rematou.

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Internacional
Notícias
Notícias Mais Vistas