Moldávia: Rémulo Marques é o novo diretor desportivo do Zimbru Chisinau

Rémulo Marques foi também o coordenador de todos os conteúdos do único DVD oficial de treino de José Mourinho

Rémulo Marques é o novo diretor desportivo do Zimbru Chisinau, um dos principais clubes da Móldávia. Jornalista durante duas décadas, o português foi autor também de vários livros relacionados com futebol, entre os quais a biografia de Nuno Nuno e a obra "Amo-te Portugal", esta última lançada em 2006 e que contou com a participação de todos os jogadores utilizados por Luiz Felipe Scolari no apuramento para o Mundial da Alemanha (o livro vendeu mais de 80 mil exemplares).

Rémulo Marques foi também o coordenador de todos os conteúdos do único DVD oficial de treino de José Mourinho, o "Mourinho For Kids", lançado em 2009, tendo sido ainda diretor desportivo do Boavista de 2010 a 2012. A se seguiu uma experiência no Pasteleira, clube história da cidade do Porto onde, por exemplo, se formou André Gomes.

Especialista em gestão de clubes e de departamentos de futebol, Rémulo Marques chegou ao Zimbru - equipa que na época passada foi treinada pelo português Simão Freitas - "bastante consciente das dificuldades que me esperam mas também muito confiante porque me sinto preparado e me sinto capaz de poder influenciar positivamente o crescimento deste clube".

"O primeiro objectivo passa por criar condições para que o clube se afirme o mais rápido possível como um sério candidato ao título e, entretanto, garantir que este projecto consegue afirmar o F.C. Zimbru como um candidato a fazer bonito nas pré-eliminatórias da Liga Europa e da Champions League", referiu a Record.

Rémulo Marques explicou também o facto de não poder desenvolver o seu trabalho em Portugal:

"Não trabalho no meu país porque não me foi dada essa oportunidade. Talvez por alguma ingenuidade, sempre entendi que depois do trabalho realizado no Boavista, isso devia falar por mim, e que isso "bastaria" para cartão de visita. Até porque existem bons clubes em Portugal, mas não existem muitos que se possam gabar de ter mais força, mais história que o Boavista Futebol Clube".

Dogmas, medos e fantasmas

"A verdade, é que por um motivo ou por outro tal nunca aconteceu. Fui falado, e fui até abordado por vários clubes, mas em Portugal a posição do director desportivo ainda está, no geral, muito subvalorizado, ainda está envolto em muitos dogmas, medos e fantasmas", acrescentou, convicto de que por cá "o excesso de competências e "skills" em determinadas áreas é visto como uma afronta ou uma espécie de "sombra" para quem manda". Por isso, "é que é melhor optar por directores desportivos que muitas vezes têm zero autonomia, que são apelidados de "braços direitos" dos presidentes", sublinhou ainda.

Condições de trabalho muito boas

Quanto às condições que encontrou em Chisinau, o novo diretor desportivo do clube considera-as "muito boas", ao nível dos melhores clubes de Portugal. "Para termos uma ideia acho que somente os três denominados grandes e talvez o Vitória de Guimarães possam, no momento, gabar-se de ter condições de trabalho superiores às do Zimbru", acentua. "O clube tem um complexo desportivo vem perto do centro da Cidade (Chisinau, a Capital da Moldávia), onde à distância de poucos metros podemos encontrar o estádio moderno, funcional, com condições excepcionais - incluindo relvado com aquecimento, e que de resto serve de casa aos jogos da Selecção Nacional, um mini-estádio com campo relvado, que é onde a equipa sénior treina, e ainda um campo sintético, ginásio completamente equipado, restaurante, alojamento para jogadores e um hotel", explicou a Record.

Por Eugénio Queirós
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Internacional Notícias