Antigo guarda-redes do Steaua Bucareste defendeu quatro penáltis frente ao Barcelona
O antigo guarda-redes Helmuth Duckadam, herói do Steaua Bucareste na final da Taça dos Campeões Europeus de 1986, face aos quatro penáltis defendidos frente ao Barcelona, morreu esta segunda-feira, aos 65 anos, informou o clube romeno.
"O futebol romeno sofreu uma grande perda. Hoje, Helmut Duckadam, 65 anos, um dos maiores guarda-redes da gloriosa história do clube Steaua Bucareste e do futebol romeno, deixou-nos e deixou um enorme vazio nas nossas almas", escreveu clube, na rede social Facebook.
Em 7 de maio de 1986, no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha, Espanha, os culés, que contavam com o alemão Bernd Schuster e o escocês Archibald, eram amplamente favoritos a conquistar o troféu mais desejado a nível europeu.
Contudo, o Barça acabou por esbarrar no inspirado romeno Duckadam, que defendeu quatro pontapés no desempate por grandes penalidades, sendo, por isso, decisivo para o Steaua vencer por 2-0 e erguer o troféu, depois no 'nulo' (0-0) registado no final dos 120 minutos.
Nesse encontro, foi titular nos romenos o ex-treinador do Sporting László Bölöni.
Em entrevista à 'Gazzetta dello Sport', Guido Fienga revelou ainda o motivo que faz com que ambos mantenham, até hoje, uma "boa relação"
Guia essencial para compreender o trajeto do melhor marcador da história do futebol
Editor de Record analisa arranque de temporada do jogador do Al Nassr
Os dados da GoalPoint
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United