Os membros reunidos hoje discutiram também os casos de violência contra árbitros, jogadores e treinadores nos escalões de formações e no futebol amador.
O International Board (IFAB) reuniu-se esta quarta-feira no Estádio de Wembley, em Londres, e há conclusões importantes que podem vir a mudar o futebol a nível mundial. A primeira prende-se, desde logo, com a utilização e perceção do VAR.
Segundo o organismo que gere as leis do desporto-rei, as comunicações do vídeoárbitro irão ser partilhadas na instalação sonora dos estádios e na transmissão televisiva. Tudo em direto e para quem quiser ouvir. Este é um teste que irá ocorrer nos próximos 12 meses em competições internacionais e arrancará já a 1 de fevereiro, dia de estreia do Mundial de Clubes, em Marrocos.
Relacionadas
A Direção do IFAB abordou também a possibilidade de alterar a regra do fora-de-jogo. Em cima da mesa, está a hipótese de, em algumas situações, um jogador em clara posição irregular não passar a ficar 'em jogo' assim que um adversário toque na bola.
Além disso, o mesmo International Board pretende ver o futebol ganhar tempo útil de jogo. Esta era uma das questões que mais expectativa gerava à entrada para a reunião de hoje. No site do organismo, pode ler-se que "a abordagem adotada durante o Mundial'2022 foi recebida positivamente e as possíveis medidas incluíram o cálculo mais rigoroso e preciso do tempo adicional mínimo e uma aplicação mais consistente das Leis do Jogo". Refira-se que durante o Campeonato do Mundo do Qatar as compensações ao tempo regulamentar acabaram por ser 'esticadas' e muitos dos encontros acabaram por ter mais de 10 minutos de tempo adicional mínimo.
Já a possibilidade de introduzar substituições temporárias foi vetada. Esta alternativa era sugerida para os casos de uma "concussão real ou suspeita, mas nenhum consenso foi alcançado" a esse nível pelo IFAB. Relativamente a este ponto, a FIFPRO, o sindicato internacional de futebolistas profissionais já reagiu, mostrando-se "muito desapontado". "Acreditamos ser importante para as ligas profissionais e para as associações de jogadores dar passos importantes na perseguição do interesse coletivo da saúde e segurança dos jogadores", pode ler-se em comunicado.
Os membros reunidos hoje discutiram também os casos de violência contra árbitros, jogadores e treinadores nos escalões de formações e no futebol amador. Para tal, vai ser criado um grupo de trabalho para tomar medidas após feito o diagnóstico.
Treinador do Sp. Braga espera dificuldades contra o Estrela Vermelha e lembra que jogo dos sérvios com FC Porto "podia ter caído para qualquer lado"
Acompanhe todas as incidências do encontro da UEFA Youth League
Treinador foi despedido no início de setembro e entretanto já assinou pelo West Ham
Decisão da primeira instância é passível de recurso
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua