Novo Wembley terá «arco triunfante»

UM ”ARCO triunfante”, uma estrutura de aço de 153 metros de altura, coroará o novo estádio de Wembley, anunciou segunda-feira o autor do projecto, ”Sir” Norman Foster, arquitecto que concebeu, entre outras obras, o novo parlamento alemão, localizado em Berlim e reconstruído a partir do antigo Reichstag. Desde há muito prevista, a remodelação do vetusto e mítico Estádio de Wembley foi segunda-feira desvendada. O velho Wembley das ”Twin Towers” (”Torres Gémeas”) será substituído pelo ”arco triunfante”, ponto alto de um novo e moderníssimo recinto com capacidade para 90 mil lugares e que começará a ser edificado no próximo ano.

O novo estádio de Wembley, de resto, é a ponta-de-lança da estratégia da candidatura inglesa ao Mundial 2006, onde os ingleses concorrem com alemães e sul-africanos. Os custos de edificação do novo estádio estão orçados em 120 milhões de contos e o gabinete encarregue de planear a construção (WNSL) sabe que tem de acelerar o processo de obtenção de licenças para aprovar a obra, sem as quais não poderá apresentar o projecto integrado na candidatura inglesa ao Mundial, junto da FIFA, em Julho próximo.

Ken Bates, presidente do Chelsea e do WNSL, manifestou-se confiante que as datas vão ser todas cumpridas. ”Estamos empenhados em terminar a construção em 2003”, afirmou Bates na conferência de Imprensa.

Quanto a Norman Foster, autor do projecto, negou ter feito alterações para evitar semelhanças com o Stade de France, próximo de Paris.

PAULO GAMA

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas