Antigo médio lembrou ainda uma conversa que teve com colegas no Chelsea: 'porque não representas o teu país?'
John Obi Mikel, antigo internacional nigeriano que brilhou ao serviço do Chelsea, abordou no seu podcast ‘The Obi One’, o facto de alguns jogadores africanos optarem por representar seleções europeias, como a Inglaterra e a França.
"Quando estava no Chelsea, a federação nigeriana de futebol pediu-me: ‘podes tentar convencê-los a jogarem pelo seu país?’ e eu falei. Primeiro com os jogadores, depois com os pais, e disse-lhes: ‘és da Nigéria, o teu pai e a tua mãe são de lá, porque não representas o teu país?’ e a resposta era: ‘não, queremos representar a Inglaterra ou França’.
O antigo médio, de 37 anos, foi ainda mais longe, criticando a opção tomada por estes mesmos jogadores, que, por vezes, esperam até aos 26 anos por uma chamada a uma seleção europeia e depois é que decidem representar um país africano.
"Esperam, esperam e quando chegam aos 25/26 anos e não são convocados por Inglaterra, então é que chamam a Nigéria ou Camarões. E assim somos a segunda opção. Não deveríamos ser tratados assim, não somos segundas opções. Deverias estar orgulhoso das tuas raízes africanas e de representar o teu país. Quero que os melhores joguem em África. Se tomas a decisão, deves mantê-la, senta-te e espera, mas não esperes até aos 29 ou 30 anos, quando já não estás no teu melhor nível. Vai-te f..., amigo!"
Apesar de alguma demora a engrenar, os meninos de ouro convenceram sob o novo selecionador
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Português assumiu funções de diretor desportivo e já meteu mãos à obra no mercado de verão
Colômbia, Uruguai e Paraguai garantiram apuramento na última madrugada
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes