Várias personalidades ligadas ao mundo do futebol nacional estiveram hoje, no Funchal, ao lado do internacional português Cristiano Ronaldo, no dia em que disse o último adeus ao seu pai, Dinis Aveiro, falecido terça-feira passada.
O seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, que em Moscovo, na véspera do jogo Rússia-Portugal, se encarregou de dar a triste notícia ao jogador do Manchester United, foi a figura mais notada no funeral.
Além de Scolari, também o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol Amândio de Carvalho fez questão de estar presente.
O atleta, apresentando um ar muito comovido, mas sempre contido, esteve sempre acompanhado pelo seu agente, Jorge Mendes, que se fez acompanhar ao Funchal pela sua esposa.
A nível regional, destaque para a presença do presidente do Governo, Alberto João Jardim, que quis dar uma palavra de conforto a Cristiano Ronaldo e família.
Entre representantes de clubes, destaque para a presença de Paulo Bento, actual treinador dos juniores do Sporting, que assim representou o emblema leonino, pelo qual o jovem jogador, de 20 anos, se destacou antes de rumar a Inglaterra.
Realce para as ausências de representantes do Nacional - clube pelo qual Cristiano Ronaldo actuou antes de ingressar no Sporting - e do Marítimo, clubes mais representativos da Madeira.
Assim, na cerimónia fúnebre, apenas estiveram presentes representantes do Clube de Futebol Andorinha, equipa da freguesia de Santo António, onde Cristiano Ronaldo nasceu e deu os seus primeiros passos no futebol.
Também notada - e ao contrário do que havia sido ventilado - foi a ausência de dirigentes do Manchester United.
No pequeno cemitério de Santo António amontoaram-se centenas de populares, amigos do falecido - pessoa muito querida na comunidade - e curiosos em busca do vislumbre do seu ídolo Cristiano Ronaldo.
Com um esquema de segurança muito apertado, a família quis a todo o custo evitar fotografias ou registo de imagens da cerimónia, facto que ainda ocasionou alguns desentendimentos entre profissionais da Comunicação Social e elementos da segurança.
Dinis Aveiro faleceu terça-feira, aos 51 anos, vítima de problemas renais e hepáticos.
Treinadores húngaros fizeram história por cá e Portugal pode mesmo ‘agradecer’ pelo... Euro
Cristiano Ronaldo, João Félix e João Cancelo brilharam na Arménia e são a prova de que nada mudou com a ida para o Médio Oriente
Filho de refugiados afegãos marcou e ajudou Alemanha a bater a Irlanda do Norte
Espanhóis não se intimidaram pelo ambiente hostil e deram uma demonstração de força
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia