Objetivo era criar rede de clubes e academias na Europa
A agência Reuters apresentou um trabalho de investigação com base em documentos da plataforma Football Leaks que mostra a parceria entre Jorge Mendes e o grupo chinês Fosun para a compra e venda de jogadores, num negócio que rende muitos milhões de euros aos intervenientes.
Por exemplo, em 2015 a Start SGPS, holding de Jorge Mendes detentora da Gestifute, gerou proveitos líquidos de mais de 25 milhões de euros. Nesse mesmo ano, a Fosun comprou 15 por cento da Start SGP por 42 milhões de euros, ficando com o direto de estender a participação até aos 37,5 por cento.
Alguns dos documentos, datados de 2016, revelam que o objetivo da parecia Mendes-Fosun era criar uma rede de clubes e academias de jogadores na Europa. Na visão do grupo chinês, a transação de jogadores é atualmente a única forma de ganhar dinheiro no futebol.
A ideia de comprar clubes era evitar os constrangimentos da FIFA relativamente à chamada third-party ownership, cuja regulamentação foi criada no sentido de acabar com a partilha dos passes de jogadores. Mendes sempre foi contra esta tomada de posição, argumentando que os clubes ficariam a perder, uma vez que os emblemas mais modestos não conseguiriam assim ter jogadores de qualidade nas suas fileiras.
Ora, tendo um clube próprio, o grupo Fosun poderia comprar jogadores sem infringir as regras e terá sido isso que aconteceu com o Wolverhampton. O emblema inglês foi adquirido em 2016 pelos chineses e desde então contratou vários jogadores ligados ao futebol português, assim como o treinador Nuno Espírito Santo. As transações foram conseguidas com a ajuda de Jorge Mendes, que o clube diz ser um conselheiro, mas com o qual os rivais veem uma ligação desleal.
Rio Ave esteve na mira
Em 2016, a Fosun pediu à Gestifute um parecer sobre o Rio Ave com vista à compra do clube português. "Portugal é o lugar perfeito para começar com menos regulação, maior viveiro de talento e a tua ajuda", escreveu um analista do grupo chinês num email enviado a Luís Correia, parceiro de Mendes. No entanto, um ano depois a eventual compra dos vila-condenses parecia estar a complicar-se face às limitações impostas pelo governo chinês à compra de empresas estrangeiras.
A Reuters diz ter tentado obter reações de vários intervenientes, desde Jorge Mendes ao grupo Fosun, passando pelo Wolverhampton e Rio Ave, mas nenhuma parte se mostrou disponível para prestar declarações
Acompanhe todas as incidências do encontro
Bávaros viraram a partida apenas nos descontos
Acompanhe todas as incidências do encontro da Premier League
Acompanhe todas as incidências do encontro da Ligue 1
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo