Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Seleção das quinas estava na quinta posição o ano passado
Seguir Autor:
Portugal desceu do quinto para o sexto lugar no ranking da FIFA, divulgado esta quinta-feira pelo organismo regulador do futebol mundial, face à subida do Uruguai, que chegou aos quartos de final da Copa América.
Portugal não competiu desde que conquistou a Liga das Nações, uma vitória que se refletiu no ranking de junho, enquanto o Uruguai subiu três posições após a campanha na Copa América, que beneficiou também o campeão Brasil, agora na vice-liderança, atrás da Bélgica.
Os canarinhos, que se sagraram campeões frente ao Peru (19.º), subiram da terceira para a segunda posição, por troca com a campeã mundial França, agora na terceira posição, enquanto a Inglaterra manteve a quarta.
A Colômbia, treinada por Carlos Queiroz e eliminada igualmente nos quartos de final da Copa América, pelo Chile, foi a seleção que mais progrediu na frente, ao entrar no top 10, depois de subir do 13.º para o oitavo lugar.
O México, campeão da Gold Cup, competição de seleções da CONCACAF (América Central, do Norte e Caraíbas), subiu da 18.ª para a 12.ª posição, e os Estados Unidos, finalistas vencidos, da 30.ª para a 22.ª.
O ranking reflete também os resultados da Taça das Nações Africanas (CAN), com a campeã Argélia a ser 40.ª, com uma subida de 28 lugares, embora o Senegal, finalista derrotado, seja a melhor seleção do continente.
Os senegaleses, derrotados na final da CAN2019, que decorreu no Egito, por 1-0, ocupam a 20.ª posição na hierarquia do futebol mundial.
A Coreia do Sul, cujo selecionador é Paulo Bento, mantém o 37.º posto, e o Burkina Faso, de Paulo Duarte, desceu dois lugares, para 61.º.
Entre os países de língua oficial portuguesa, Cabo Verde tem a melhor posição, no 76.º lugar, seguindo de Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, todos muito próximos entre si, no 116.º, 122.º e 123.º lugares, respetivamente, enquanto São Tomé e Príncipe é 185.º.
Angola e Guiné-Bissau competiram na CAN2019, com os primeiros a serem terceiros no seu grupo, e os segundos últimos, falhando o apuramento para os oitavos de final da prova.
Ranking da FIFA a 25 de julho:
1. (1) Bélgica, 1.746.
2. (3) Brasil, 1.726.
3. (2) França, 1.718.
4. (4) Inglaterra, 1.652.
5. (8) Uruguai, 1.637.
6. (5) Portugal, 1.631
7. (6) Croácia, 1.625.
8. (13) Colômbia, 1.622
9. (7) Espanha, 1.617.
10.(11) Argentina, 1.610
(...)
37. (37) Coreia do Sul, 1.467.
61. (59) Burkina Faso, 1.381.
76. (76) Cabo Verde, 1.319.
116. (117) Moçambique, 1.163.
122. (123) Angola, 1.144.
123. (118) Guiné-Bissau, 1.143.
182. (182) Macau, 922.
185. (185) São Tomé e Príncipe, 920.
201. (200) Timor-Leste, 879.
Poderá, no entanto, ter três caso o Sp. Braga conquiste a Liga Europa
Cristiano Ronaldo abre a vitória no clássico com o 970.º golo na carreira e equipa de Jorge Jesus está cada vez mais perto de fazer a festa
Capitão do Al Nassr marcou na importante vitória (2-0) frente ao Al Ahli
Dois penáltis, um deles marcado por Gyökeres, decidiram jogo na capital espanhola
NAC Breda processa Federação devido à nacionalidade de um jogador do Go Ahead Eagles
Encontro especial do IFAB aprovou propostas da reunião de fevereiro
Clube cipriota anunciou o treinador português de 53 anos
Ex-Benfica converteu penálti na vitória (3-0) do Rosario Central na Venezuela