Prémios 'The Best': Lewandowski é o melhor jogador do Mundo

Cristiano Ronaldo não venceu o prémio mais desejado da noite, mas entrou na equipa mundial do ano

19h44 - Está terminada a gala de entrega dos prémios 'The Best'. Robert Lewandowski, como se esperava, foi o grande vencedor, batendo os sempre candidatos Leo Messi e Cristiano Ronaldo. Mesmo ficando arredado da conquista do troféu mais desejado, CR7 volta a figurar na melhor equipa do ano.

19h42 - Robert Lewandowski falou em alemão e sem tradução em direto. Por isso apenas agora conseguimos trazer as suas palavras.

"Sinto-me fantástico. Estou muito orgulhoso e feliz. Para ser honesto este é um grande dia para mim, mas também para o meu clube e companheiros de equipa. Este prémio também lhes pertence, tal como ao meu treinador e ao Bayern Munique em geral. É um sentimento incrível, imensas emoções..."

A carregar o vídeo ...
Jornalista Filipe Balreira analisa o FIFA The Best 2020

Ganhar a Cristiano Ronaldo e Messi: "Ganhar este troféu e estar ao lado do Messi e Ronaldo é algo incrível e significa imenso para mim. Há muito tempo que lutava por ter algo assim e finalmente o consegui. Significa imenso, não importa de onde vens, o que importa é o que dás para o conseguir"

Balanço do ano: "Foi um ano difícil para todos. Para mim o ponto alto foi a conquista da Champions, um dia e uma noite especial. Foi um sentimento incrível. Um momento fantástico. Depois ganhámos a taça e conseguimos todos os troféus possíveis. Temos um grande treinador, uma grande equipa e todos trabalhamos para o mesmo"

19h40 - Como dissemos, a ausência de Neymar no onze ideal do ano dá que falar...

19h38 - O avançado polaco recebe o prémio diretamente das mãos de Gianni Infantino, que se deslocou propositadamente a Munique para o entregar.

19h36 - O melhor jogador do Mundo é... Robert Lewandowski!

19h35 - E agora o momento da noite. O prémio de melhor jogador do Mundo! Cristiano Ronaldo está na luta, com Robert Lewandowski e Leo Messi. Quem levará a melhor?

19h32 - Lucy Bronze: "Muito obrigado. Fiquei surpreendida ao ser nomeada, ao lado destas jogadoras incríveis e pessoas fantásticas. Ganhar... nem sei o que dizer o que sinto. Mas se há algo que 2020 nos ensinou é que devemos estar gratos ao que temos e não olhar ao futuro, viver o que temos à nossa frente. Ganhar este prémio... vou lembrar este momento para sempre. Estou muito grata pelo apoio, pelos clubes onde joguei. É incrível ganhar este prémio".

Momento mágico do ano: "Foi a Champions. Foi um formato diferente, ao nível do Mundial e Europeu. PSG nas meias-finais e depois o Wolfsburgo. Foi uma pena não termos os adeptos, mas foi incrível jogar aqueles jogos, viver naquela bolha e depois levantar o troféu. O Lyon tem história na prova, foi incrível para o clube e para nós. Vou lembrar esse momento para sempre"

O segredo do Lyon: "A mentalidade de ser sempre as melhores"

19h28 - A melhor jogadora do Mundo é... Lucy Bronze!

19h26 - E agora o momento mais esperado no futebol feminino. É hora de conhecer a melhor jogadora do Mundo!

As candidatas são:

Lucy Bronze (Manchester City/Inglaterra)

Pernille Harder (Chelsea/Dinamarca)

Wendie Renard (Lyon/França)

19h23 - Ciro Ferrara presta tributo a Paolo Rossi: "Quando tinha 15 anos desfrutei do grande resultado que obtivemos no Mundial de 1982. Fez-nos muito felizes e estamos muito gratos à equipa e ao Paolo Rossi. Foi no início de 1985 que me estreei pelo Nápoles contra a Juventus, por quem o Rossi jogava. Vou lembrá-lo sempre com um sorriso."

19h21 - E agora outro momento de homenagem, desta feita a Paolo Rossi, antigo avançado italiano que faleceu na semana passada.

19h18 - "Foi amado. Custa falar dele no passado. Foi um líder no balneário, foi ele quem nos transmitiu o amor pela seleção argentina. Era um mais, não tinha privilégios. A seleção argentina estava acima de qualquer coisa", disse Sergio Goycochea, ex-jogador e amigo de Maradona.

19h11 - Ainda sobre o melhor onze do ano, não deixa de ser estranha a ausência de Manuel Neuer. O alemão venceu o prémio de melhor guarda-redes e não entra na equipa ideal do ano... Outras notas de destaque passam pela inclusão de Alphonso Davies, o primeiro norte-americano a entrar num onze ideal do ano, e para a ausência de Neymar, que está naturalmente a dar que falar no Brasil. 

19h09 - E agora um momento sentido de homenagem a Diego Maradona.

19h07 - De entre todos os que estão no painel, fala Sergio Ramos. O defesa espanhol reconhece que um dos seus segredos é o facto de manter sempre a fome de ganhar. "Uma das chaves é manter a motivação e ambição, a fome de ganhar, apesar de ter já ganho tantas coisas. Gosto de começar do zero todos os anos. Gosto de alcançar noso objetivos, para aumentar o meu palmarés. Quero agradecer à FIFA, à FIFPro e dedicar este prémio às vítimas do coronavírus, mando-lhes um abraço forte. Também quero felicitar os meus companheiros neste onze ideal. É um privilégio para mim. Seguimos na luta por este jogo, que ainda não ganhamos. Temos que vencer este vírus"

 

19h02 - E agora a equipa masculina do ano: Allison; Trent Alexander-Arnold, Virgil van Dijk, Sergio Ramos e Alphonso Davies; Joshua Kimmich, Kevin de Bruyne e Thiago Alcantara; Leo Messi, Robert Lewandowski e Cristiano Ronaldo

18h58 - Eis a melhor equipa feminina do ano! 

Christiane Endler; Lucy Bronze, Wendie Renard e Millie Bright; Delphine Cascarino, Barbara Bonansea, Veronica Boquete e Megan Rapinoe; Pernille Harder, Vivianne Miedema e Tobin Heath

18h57 - Antes do anúncio da melhor equipa feminina, a canadiana Christine Sinclair fala dos seus registos.

18h55 - Apesar de Hans-Dieter Flick não ter ganho, o Bayern Munique não deixou de destacar o trabalho do seu técnico.

18h51 - Antes do anúncio dos melhores jogadores do ano, serão agora revelados os integrantes da equipa mundial do ano. Primeiro as senhoras...

18h50 - Num ano sem adeptos nas bancadas, a FIFA não esquece o apoio dos fãs e vai agora destacar a maior história de dedicação... Vence o brasileiro Marivaldo Francisco da Silva, um fã do Sport Recife.

18h48 - Mattia Agnese vence o FIFA Fair Play Award. O italiano, do Ospedaletti, destacou-se por ter salvo a vida de um oponente que perdeu os sentidos após um choque aéreo.

18h47 - E José Mourinho também já reagiu...

18h44 - O Tottenham, equipa onde atua Son Heung-min, já deu natural destaque ao golo do sul-coreano, o vencedor do Prémio Puskas.

18h43 - Antes de terminar, Klopp presta ainda tributo a Gérard Houllier, técnic

18h42 - "Estou em choque. Tinha muito respeito pelos outros nomeados! Tenho de agradecer aos meus adjuntos, porque o que fizemos nos últimos anos foi especial. E tudo se deve a eles. Foi muito especial. Sei que souberam ambos [os prémios de melhor treinador] muito bem. O que aconteceu no último verão foi excecional. Foi um ano muito bom. Para os adeptos do Liverpool conseguimos ter uns períodos poisitivos nestes tempos complicado. Não sabia como me iria sentir, mas foi fantástico. Confesso que sinto falta da Champions, teria sido bom ter ambos...", disse, entre risos o alemão.

Futebol sem adeptos: "Ainda não sei explicar, em casa não passamos muitos problemas. Os rapazes estiveram bem, talvez ainda estejam com uam memória na cabeça. Agora tivemos alguns adeptos e fez diferença. A experiência é diferente, porque é tão intenso. O confinamento não foi complicado - sim, não treinámos... - mas a minha equipa esteve muito bem, mesmo com problemas. Estiveram muito bem. A influência de não termos adeptos ainda não percebi. Os resultados não são os mesmos, mas fazemos o nosso melhor, para depois celebrar quando eles voltarem.

18h37 - O melhor treinador é Jurgen Klopp!

18h35 - Agora é a hora de conhecermos os finalistas do prémio de melhor treinador. São eles: Jurgen Klopp (Liverpool), Marcelo Bielsa (Leeds) e Hans-Dieter Flick (Bayern Munique).

18h32 - Sarina Wiegman, a selecionadora holandesa, é a grande vencedora! "Há que ser modesto, estar preparado e ligado à equipa. E ser criativo, especialmente nesta fase. Nos últimos anos tivemos uma enorme evolução no nosso futebol feminino, muitas pessoas ajudaram. Nesta caminhada tive muitos treinadores que me inspiraram, como por exemplo tu [apontando a Arsène Wenger]", assumiu a holandesa.

18h31 - Os nomeados para melhor treinador no futebol feminino são: Melhor treinador Sarina Wiegman (Holanda), Emma Hayes (Chelsea) e Jean-Luc Vasseur (Lyon).

18h29 - Sobe agora ao palco Arsène Wenger, antigo treinador do Arsenal. Será ele o responsável por anunciar os melhores treinadores do ano.

A carregar o vídeo ...
O golaço de Son Heung-min que venceu o Prémio Puskas

18h25 - O prémio Puskas vai para Son Heung-min. Naturalmente satisfeito e bastante bem humorado, o jogador de José Mourinho explicou o lance. "Assim que peguei na bola, procurei passar. Não encontrei ninguém, comecei a fintar, uns segundos depois estava à frente da baliza e marquei. Não culpo os meus colegas, podiam ter-me dados mais possibilidades de passe (risos). Foi fantástico para a equipa. Depois do golo não percebi que tinha sido tão bom. Assim que vi depois do jogo, pensei nisso, foi mesmo especial. Durante o jogo só queres pensar no jogo, estar envolvido. Ao ver depois percebi como foi. Foi incrível", disse o avançado do Tottenham.

18h24 - Dos guarda-redes passamos agora para os seus maiores 'pesadelos': os autores dos melhores golos do ano. Os finalistas são: Giorgian De Arrascaeta (Flamengo, diante do Ceará), Son Heung-min (Tottenham diante do Burnley) e Luis Suárez (Barcelona, diante do Maiorca).

18h20 - "Foi um dos melhores anos da minha carreira. Estávamos confiantes e foi fantástico o que conseguimos alcançar, especialmente no verão, quando estivemos todos juntos em Lisboa. Foi fantástico. Estamos muito felizes", disse o guardião.

Sobre a ausência de adeptos: "Foi um período difícil complicado para todos, por não termos o apoio dos adeptos. Mas temos uma boa mentalidade, pensamos nos nossos adeptos, sabemos que estão a ver os jogos e tentámos vencer todos os jogos"

Comunicação sem adeptos: "É muito mais fácil comunicar no campo, especialmente para nós, já que consigo falar por exemplo falar com o Lewandowski. É mais fácil para todos. A indicação vai diretamente para todos os jogadores."

18h19 - O melhor guarda-redes do Mundo é... Manuel Neuer.

18h15 - O próximo prémio será entregue ao melhor guarda-redes do Mundo. Os candidatos são Alisson (Liverpool/Brasil), Manuel Neuer (Bayern Munique/Alemanha) e Jan Oblak (Atletico Madrid/Eslovénia).

18h11 - Chegou a hora dos primeiros prémios, a começar já pela baliza, com o anúncio da melhor guarda-redes do ano. As candidatas são Christiane Endler (Paris St-Germain/Chile), Alyssa Naeher (Chicago Red Stars/Estados Unidos) e Sarah Bouhaddi (Lyon/França).

18h08 - É agora destacado o papel de Marcus Rashford na luta a favor dos mais desfavorecidos no Reino Unido. O avançado do Manchester United receberá o prémio especial Fifa Foundation Award e a FIFA irá doar uma verba para ajudar na luta iniciada pelo dianteiro inglês.

18h06 - "Esta é uma noite para celebrar, para celebrar os melhores. Os que fizeram os nossos corações vibrar neste ano. Infelizmente estamos todos online, mas deixo já os parabéns aos vencedores e garanto que vos vou entregar em pessoa os prémios nos próximos dias, porque o merecem", acrescentou Infantino.

18h04 - Fala agora Gianni Infantino, presidente da FIFA. "2020 foi um ano muito difícil e complicado. Os nossos primeiros pensamentos vão para aqueles que sofreram com a pandemia, tal como a quem esteve na linha da frente na sua luta. Esperamos que 2021 seja um melhor ano, mas 2020 mostrou que a saúde está em primeiro lugar. O futebol parou, mas recomeçou, para dar sorrisos e esperanças a milhões em todo o Mundo. Agradecemos a toda a comunidade do futebol, que trabalhou duro para manter a chama do futebol viva. Imensas lendas mostraram-nos este ano o que o futebol pode fazer este. Falando em lendas, não podemos deixar de pensar em Maradona e Paolo Rossi, duas lendas que perderam a vida e que trouxeram imensa tristeza a todos nós nas últimas semanas. Deixamos um forte abraço às suas famílias".

 

18h02 - Antes da entrega dos prémios é exibido um vídeo de consciencialização devido à situação de pandemia atual.

18h00 - Arranca a gala!

17h59 - A gala será apresentada por Reshmin Chowdhury e Ruud Gullit diretamente da sede da FIFA, em Zurique.

17h50 - Faltam dez minutos para o arranque da gala virtual deste ano...

- Longe do glamour e do espectáculo dos outros anos, decorre esta tarde, a partir das 18 horas, a gala dos prémios 'The Best'. Realizado em ambiente virtual, devido às condicionantes da pandemia de Covid-19, o evento irá premiar os melhores do ano no Mundo do futebol, com Cristiano Ronaldo a estar uma vez mais entre os candidatos. Siga aqui a cerimónia em direto.

Conheça todos os nomeados:

Futebol masculino

Melhor jogador

Cristiano Ronaldo (Juventus/Portugal)

Lionel Messi (Barcelona/Argentina)

Robert Lewandowski (Bayern Munique/Polónia)

Melhor treinador

Jurgen Klopp (Liverpool)

Marcelo Bielsa (Leeds)

Hans-Dieter Flick (Bayern Munique)

Melhor guarda-redes

Alisson (Liverpool/Brasil)

Manuel Neuer (Bayern Munique/Alemanha)

Jan Oblak (Atletico Madrid/Eslovénia)

Equipa mundial do ano (veja os candidatos)

Futebol feminino

Melhor jogadora

Lucy Bronze (Manchester City/Inglaterra)

Pernille Harder (Chelsea/Dinamarca)

Wendie Renard (Lyon/França)

Melhor treinador

Sarina Wiegman (Holanda)

Emma Hayes (Chelsea)

Jean-Luc Vasseur (Lyon)

Melhor guarda-redes

Christiane Endler (Paris St-Germain/Chile)

Alyssa Naeher (Chicago Red Stars/Estados Unidos)

Sarah Bouhaddi (Lyon/França)

Equipa mundial do ano (veja as candidatas)

Prémio Puskas

Giorgian De Arrascaeta (Flamengo, diante do Ceará

Son Heung-min (Tottenham diante do Burnley)

Luis Suárez (Barcelona, diante do Maiorca)

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Internacional
Notícias
Notícias Mais Vistas