Treinador de 50 anos revelou entrevista diferente com Victor Orta com vista a suceder a Marcelo Bielsa
Num colóquio que teve lugar esta segunda-feira no congresso do TransferRoom que se realiza em Portugal, Paulo Fonseca abordou a importância da escolha de um determinado clube na sua carreira e, ao lado de Victor Orta, diretor-desportivo com larga experiência no futebol europeu, revelou que chegou a ser hipótese para suceder a Marcelo Bielsa no Leeds United.
Na altura, em fevereiro de 2022, o treinador argentino deixou o emblema inglês e, nessa ocasião, Orta, no papel de diretor-desportivo do clube, chegou a ponderar Paulo Fonseca como alternativa, ao ponto de ter uma entrevista exploratório com o português. Um cenário agora recordado por ambos.
"Não falámos muito sobre o projeto em si. Foi uma reunião rápida. Ele falou muito sobre o clube, as infraestruturas, a cultura do clube e cidade. Foi mais sobre isso", assumiu Paulo Fonseca, antes de Victor Orta revelar mais detalhes da dita entrevista. "Procurei o Paulo Fonseca para substituir o Marcelo Bielsa no Leeds. Além da capacidade natural e liderança, há também a parte emocional. Temos de acreditar que as pessoas têm um lado emocional positivo. Foi uma conversa produtiva. Antes pensávamos como íamos encontrar alguém que resultasse e esta ferramenta da TransferRoom ajuda nisso. É útil para perceber como um treinador pode funcionar num projeto", apontou sobre o treinador que estava então ainda sem clube.
De resto, o próprio diretor-desportivo, atualmente a desempenhar a função no Sevilha, lembrou como conseguiu garantir a contratação de Bielsa para o Leeds, que se encontrava a disputar o Championship (2.ª divisão inglesa).
"No meu primeiro ano, a pressão dos adeptos era subir o clube, mas não fazia sentido. Essa era a filosofia do clube: fazer crescer jogadores e depois, no terceiro ou quarto ano, tentar subir. Tínhamos de esperar e perguntava o que podia fazer para ir de encontro às expetativas dos adeptos. Decidimos pelo Marcelo, até pelo impacto que ele tem e pela forma de ser. No final, fomos bem sucedidos e ele foi uma parte importante. Enviei-lhe uma mensagem de voz e ele respondeu-me. Na direção do clube perguntaram-me como poderíamos ir para o top-4 com um treinador experiente que falasse inglês. E escolhi o contrário, mas correu bem", lembrou o espanhol, bem humorado.
Mengão mantém perseguição ao líder Palmeiras, que também venceu na ronda 28
Equipa de Abel Ferreira sofreu primeiro, mas depois respondeu com cinco golos sem reação do adversário
Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna abordou competição
Companheiros de equipa no Newcastle animados após qualificação
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal