Benfica surge em 8.º na lista do Observatório do Futebol
O Observatório do Futebol lançou, esta segunda-feira, o ranking de clubes que lançaram o maior número de jogadores que atualmente atuam nas divisões do top-31 da UEFA, numa lista liderada pelo Ajax e onde o Sporting aparece em posição privilegiada.
Os holandeses formaram 81 futebolistas que estão ativos nesses campeonatos, sendo que o Shakhtar Donetsk aparece na segunda posição, com 75, seguido pelo Sporting que, com 70, partilha o terceiro lugar com Dínamo Zagreb e Dínamo Kiev. O Benfica surge na 8.ª posição, com 60, enquanto o FC Porto, com 45, está em 16.º.
Relacionadas
O Observatório desenvolveu também um ranking tendo por base o 'training index', ou índice de treino. Este tem em conta o número de jogadores formados consoante o nível desportivo do clube, assim como a percentagem dos que se tornaram profissionais (no último ano), considerando ainda a idade dos atletas (quanto mais novos, maior o peso para o ranking). Esta lista também é liderada pelo Ajax, mas os leões aparecem em segundo lugar, seguindo-se o Real Madrid a fechar o pódio. O Benfica ocupa o 5.º lugar, o FC Porto está na 17.ª posição.
Considerando apenas o top-5 das ligas da UEFA (inglesa, espanhola, italiana, alemã e francesa), os merengues são líderes, seguidos de Barcelona e Paris Saint-Germain.
O Observatório esclarece ainda que este ranking define "clubes de formação" aqueles onde os jogadores atuaram durante pelo menos três épocas entre os 15 e os 21 anos.
Internacional francês conquistou 27 títulos ao serviço dos parisienses
Avançado norueguês partilhou imagens nas redes sociais
Cazaquistão foi arrasado em Bruxelas
Seleção dos jogdores do FC Porto em 2.º lugar no grupo com os mesmos pontos da Holanda
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia