Não há nada como a hora das derrotas para despertar os movimentos de oposição. Depois do descalabro de domingo em Sevilha e de um "day after" dedicado a tentar arruinar a imagem do técnico Carlos Queiroz, eis que surge a Associação para a Defesa do Sócio do Real Madrid (ADS) a desmontar, em conferência de Imprensa, o que considera uma "apresentação falaciosa" das contas do clube pela actual direcção, presidida por Florentino Pérez. Segundo defende o organismo, o clube "merengue" terá perdido, nos últimos três anos, qualquer coisa como 525,7 milhões de euros!
A ADS baseia-se num estudo efectuado pelo economista e auditor Gerardo Ortega, segundo o qual Pérez não apresenta as contas reais, maquilhando-as e utilizando critérios contabilísticos que não são aceites, de modo a apresentar um equilíbrio entre gastos e receitas que é inexistente.
Por isso, e segundo a edição "on line" do diário "AS" de ontem, o presidente da ADS, Eduardo Peña Abizanda, espera que os sócios se apercebam que o clube continua com uma dívida "galáctica", isto apesar de ter vendido recentemente a Cidade Desportiva.
Segundo o documento apresentado, "as perdas das actividades ordinárias da temporada 2002/2003 ascendem a 99 milhões de euros". Esses resultados sucedem pelo terceiro ano consecutivo, o "o que significa perdas no valor de 525,7 milhões de euros".
O certo é que o Instituto de Contabilidade e Auditoria de Contas abriu, depois da denúncia da ADS, um processo ao auditor das contas "merengues", a Deloitte & Touche, pelas contas do exercício de 2001/2002.
Caminho do abismo
Embora deixando claro que o Real Madrid não está em quebra porque tem activos - como seis dos mais valiosos jogadores do Mundo... -, a ADS considera que o actual caminho pode conduzir o clube ao abismo.
"Ao perder cem milhões de euros por ano, a única solução passa pela venda de activos, como se fez com a venda da Cidade Desportiva. Mas já só resta o [estádio] Santiago Bernabéu ou a conversão do clube em Sociedade Anónima", referiu ainda o presidente da associação.
De qualquer forma, Eduardo Peña Abizanda deixou claro que não pretende candidatar-se nas próximas eleições do Real Madrid. "O meu único objectivo é que clarifiquem as contas ou então rebatam as nossas. Mas continuaremos a lutar contra esta gestão económica", finalizou.
Lateral do Nottingham Forest em destaque no Channel 4.0
Acompanhe todas as incidências do encontro da Premier League
Aos 36 anos, avançado continua aí para as curvas
Capitão do Liverpool acredita na igualdade entre jogadores
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom