Real perdeu 525,7 milhões

Real perdeu 525,7 milhões
Real perdeu 525,7 milhões • Foto: Fernando Ferreira

Não há nada como a hora das derrotas para despertar os movimentos de oposição. Depois do descalabro de domingo em Sevilha e de um "day after" dedicado a tentar arruinar a imagem do técnico Carlos Queiroz, eis que surge a Associação para a Defesa do Sócio do Real Madrid (ADS) a desmontar, em conferência de Imprensa, o que considera uma "apresentação falaciosa" das contas do clube pela actual direcção, presidida por Florentino Pérez. Segundo defende o organismo, o clube "merengue" terá perdido, nos últimos três anos, qualquer coisa como 525,7 milhões de euros!

A ADS baseia-se num estudo efectuado pelo economista e auditor Gerardo Ortega, segundo o qual Pérez não apresenta as contas reais, maquilhando-as e utilizando critérios contabilísticos que não são aceites, de modo a apresentar um equilíbrio entre gastos e receitas que é inexistente.

Por isso, e segundo a edição "on line" do diário "AS" de ontem, o presidente da ADS, Eduardo Peña Abizanda, espera que os sócios se apercebam que o clube continua com uma dívida "galáctica", isto apesar de ter vendido recentemente a Cidade Desportiva.

Segundo o documento apresentado, "as perdas das actividades ordinárias da temporada 2002/2003 ascendem a 99 milhões de euros". Esses resultados sucedem pelo terceiro ano consecutivo, o "o que significa perdas no valor de 525,7 milhões de euros".

O certo é que o Instituto de Contabilidade e Auditoria de Contas abriu, depois da denúncia da ADS, um processo ao auditor das contas "merengues", a Deloitte & Touche, pelas contas do exercício de 2001/2002.

Caminho do abismo

Embora deixando claro que o Real Madrid não está em quebra porque tem activos - como seis dos mais valiosos jogadores do Mundo... -, a ADS considera que o actual caminho pode conduzir o clube ao abismo.

"Ao perder cem milhões de euros por ano, a única solução passa pela venda de activos, como se fez com a venda da Cidade Desportiva. Mas já só resta o [estádio] Santiago Bernabéu ou a conversão do clube em Sociedade Anónima", referiu ainda o presidente da associação.

De qualquer forma, Eduardo Peña Abizanda deixou claro que não pretende candidatar-se nas próximas eleições do Real Madrid. "O meu único objectivo é que clarifiquem as contas ou então rebatam as nossas. Mas continuaremos a lutar contra esta gestão económica", finalizou.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Internacional
Notícias
Notícias Mais Vistas