Sérgio Conceição suspenso por quatro meses

Sérgio Conceição suspenso por quatro meses
Sérgio Conceição suspenso por quatro meses • Foto: EPA/LUSA

O Comité Desportivo da União Belga de Futebol suspendeu hoje o internacional português Sérgio Conceição por quatro meses, depois do jogador do Standard Liège ter lançado a camisola ao árbitro, após ser expulso na partida contra o Zulte-Waregem.

A pena de Conceição, que terá ainda de pagar uma multa de 2.500 euros, permanecerá suspensa a partir do momento em que retomar a competição, ficando sob observação até final do ano e, se durante esse período cometer mais alguma infracção grave, será suspenso por três anos.

A União Belga de Futebol tinha pedido hoje três anos de suspensão para Sérgio Conceição, tendo o Procurador Federal considerado que a atitude constituiu uma "agressão" ao árbitro, pedindo por isso que Sérgio Conceição fosse impedido de jogar durante esse período.

Por outro lado, os dirigentes do Standard de Liège defenderam que o castigo não deveria ultrapassar oito jornadas da liga belga.

O comité desportivo da União Belga de Futebol, que analisou o caso em Bruxelas, considerou a acção de Sérgio Conceição para com o árbitro de "certa violência", pelo que se decidiu por aplicar apenas uma pena de quatro meses.

Adeptos apoiam

O jogador recebeu o apoio de algumas dezenas de adeptos do Standard, que aguardaram pela decisão do comité na parte exterior da sede da União, onde cantaram e empunharam algumas bandeiras portuguesas, tendo mesmo chegado a hastear uma bandeira de Portugal na sede da União belga.

Sérgio Conceição foi expulso a 21 de Março no encontro da primeira mão das meias-finais da Taça da Bélgica, por ter cuspido num jogador do Zulte-Waregem, tendo depois lançado a camisola à cara do árbitro, após este ter-lhe mostrado o cartão vermelho.

Antes de descer aos balneários, Sérgio Conceição ainda foi pedir explicações ao quarto árbitro, numa atitude de indisciplina pouco condizente com a condição de melhor jogador da última temporada no campeonato belga.

Na sua intervenção, o jogador admitiu ter feito um "gesto estúpido" que merecia o cartão vermelho, mostrado na sequência da cuspidela ao jogador adversário.

O internacional português reconhece, no entanto, apenas duas das quatro acusações que enfrenta: ter feito um gesto com o dedo "em resposta aos insultos dos adeptos" e cuspido no jogador depois de uma "grande pressão", devido a 30 minutos de "provocações".

Sérgio Conceição não reconhece, no entanto, ter agredido ou insultado o árbitro, alegando estar a falar consigo quando proferiu insultos a caminho do balneário após a expulsão.

"Sou o primeiro a reconhecer que fiz uma coisa terrível", afirmou Sérgio Conceição, pedindo desculpa ao árbitro pelo seu comportamento.

O internacional português já estava suspenso preventivamente desde 27 de Março pela União Belga de Futebol.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas