O ucraniano Andrey Shevchenko, avançado da equipa italiana AC Milan, conquistou a Bola de Ouro 2004, o prémio atribuído pela revista francesa "France Football" que distingue o melhor jogador do ano a actuar na Europa.
Shevchenko totalizou 175 pontos, mais 36 do que o luso-brasileiro Deco, do Barcelona, segundo classificado, com 139 pontos. Apesar da conquista do campeonato português e da Liga dos Campeões, com o FC Porto, e do segundo lugar no Euro'2004 com a Selecção portuguesa, Deco falhou o feito que seria tornar-se no terceiro luso laureado, depois de Eusébio (em 1965) e Luís Figo (em 2000).
No terceiro lugar ficou o brasileiro Ronaldinho, colega de equipa de Deco no Barcelona, com 133 pontos. O defesa Ricardo Carvalho ficou classificado em 9º lugar, Cristiano Ronaldo em 12º, Luís Figo em 22º e Maniche em 24º.
O vencedor, Andrey Shevchenko, também candidato finalista ao prémio de Melhor Jogador do Ano FIFA, dedicou o prémio ao povo da Ucrânia.
"Dedico este troféu aos meus compatriotas. Sou ucraniano e tenho orgulho nisso. Espero que sirva para os alegrar neste momento peculiar por que estão a passar", disse, aludindo aos problemas políticos decorrentes das eleições presidenciais. A título pessoal, "Sheva" ressalva: "Creio que foi premiada a minha regularidade. Mas acho que Paolo Maldini merecia este prémio, pelo conjunto da sua carreira."
Ricardo Carvalho melhor defesa
O central português Ricardo Carvalho, do Chelsea, foi o defesa mais bem classificado na votação da revista "France Football" para apurar o Bola de Ouro do ano de 2004.
A impressionante colecção de títulos que o defesa reuniu no final da época passada - campeonato português, Liga dos Campeões e segundo lugar no Campeonato Europeu - valeram-lhe 18 votos.
Assim, ficou classificado em 9.º lugar, em igualdade pontual com o avançado holandês Van Nistelrooy, do Manchester United.
Drogba e Maniche
Didier Drogba (Costa do Marfim), do Chelsea, foi eleito pelos leitores da revista mensal "Onze Mondial" como o Melhor Jogador de 2004, superando o francês Thierry Henry (32,2 por centos dos votos contra 22,6). Cristiano Ronaldo ficou em quarto (9,8) e foi o melhor português (Deco foi sétimo classificado, com quatro por cento) mas apenas o portista Maniche teve direito a integrar a "Equipa-Tipo" do ano, ao ficar em segundo lugar nos médios-defensivos.
Mas mais portugueses conseguiram lugares de destaque nas votações específicas para cada posto: José Mourinho foi o segundo melhor técnico, Paulo Ferreira o segundo defesa-direito, Ricardo Carvalho o terceiro central, Deco o sexto médio-ofensivo e Cristiano Ronaldo o quarto avançado.
Treinador do Benfica faz a antevisão ao jogo com o Newcastle, marcado para amanhã às 20h00
Goleada no terreno do Ferroviário de Lichinga, por 4-1
Como bateu Juventus por 2-0 em mais uma ronda da Serie A
Inglês marcou quatro diante do Le Havre mas italiano pretende ver melhorias
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua