A FINAL de sábado será a última com as famosas torres gémeas em Wembley antes das obras no final deste ano. Desde 1923, com o famoso jogo entre Bolton e West Ham perante uma multidão estimada em 200 mil pessoas, já se efectuaram 71 encontros decisivos no mítico cenário, mas, embora cada desafio tenha características curiosas, é o de 1923 que se mantém no topo da celebridade, tendo ficado conhecido como final do cavalo branco. Mais de cem mil pessoas forçaram a entrada em Wembley e o jogo só se desenrolou depois de um polícia chamado George Scorey, montado num cavalo branco de nome “Billy”, ter ajudado a afastar os milhares de adeptos. Mas Wembley também conquistou fama através dos Jogos Olímpicos de 1948, do combate de boxe em que Henry Cooper derrotou Muhammad Ali na decisão do título mundial de pesados e, em especial, por ter servido como palco da final do Campeonato do Mundo de 1966, em que a Inglaterra se sagrou campeã, derrotando a Alemanha na final após prolongamento (4-2), com três golos de Geoff Hurst. Ken Bates, líder do Chelsea, adquiriu o pedaço de relva onde se encontrava Hurst quando desferiu o famoso remate para o discutido terceiro golo inglês: a bola bateu na barra e o árbitro, depois de consultar o auxiliar, considerou que, no regresso ao solo, o esférico ultrapassou a linha de baliza, mas a discussão acerca da legalidade do lance arrastou-se ao longo dos anos e ainda recentemente o guardião da Alemanha nesse jogo, Hans Tilkowski, se mostrava convencido de que não fora golo.
As obras em Wembley vão iniciar-se a 7 de Outubro, depois do jogo entre Inglaterra e Alemanha relativo à fase de qualificação para o Mundial-2002, colocando-se um fim a 77 anos de memórias gloriosas. O estádio será modernizado, passando a dispor de 90 mil lugares sentados. Muitas recordações do antigo Wembley serão colocadas à venda, revertendo as receitas para beneficência. O relvado será dividido em 30 mil pedaços para que instituições de caridade, clubes de futebol amadores e de râguebi possam angariar fundos com a venda. Também através da internet serão postos à venda outros artefactos relacionados com o estádio.
Montante gasto para o encontro está a gerar polémica
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo
Treinador do Manchester United visa Sean Dyche, que há bem pouco tempo afirmou que ganharia mais jogos nos red devils do que o português
Shabab Al-Ahli derrotou o Al Sharjah por 2-0
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir