Taiti: uma história rara de sucesso

O feito da ilha habitada por cerca de 200 mil pessoas, que conquistou a Taça das Nações da Oceânia...

Taiti: uma história rara de sucesso
Taiti: uma história rara de sucesso

Taiti é mais conhecido mundialmente pelas suas praias do que futebol. Contudo, no verão passado, a pequena ilha do Oceano Pacífico que pertence à Polinésia Francesa ganhou grande destaque a nível mundial, ao garantir o apuramento para a Taça das Confederações, que vai realizar-se no Brasil em junho de 2013.

O feito da ilha habitada por cerca de 200 mil pessoas, que conquistou a Taça das Nações da Oceânia, ao bater na final a Nova Caledónia (1-0), ganhou enorme percursão a nível global, especialmente porque a grande aposta do governo local não passa pelo futebol, muito antes pelo contrário.

Os desportos preferidos da ilha são o surf e o futebol de praia – vai realizar-se na capital Papeete o Mundial’2013 da modalidade –, que concentram grande parte das atenções desta ilha do Oceano Pacífico que se encontra no modesto 139.º posto do ranking mundial da FIFA, logo atrás do Vietname.

Para se perceber da dimensão deste feito, desde 1973 que apenas a Nova Zelândia ou Austrália (a partir de 2006 “transferiu-se” para a zona asiática) haviam ganho a Taça das Nações da Oceânia. Portanto, quando o Taiti sagrou-se campeão, a festa foi muita em Honiara.

Quem muito contribuiu para esta proeza foi a parceria dos gémeos Lorenzo e Alvin Tehau, de 23 anos. O sonho destes jogadores passava por coisas distintas como… artes marciais. Os "manos" Tehau são a coluna vertebral da seleção do Taiti, juntamente com Jonathan.

"Na seleção somos uma família muito unida", explicou o avançado Alvin. “O facto de sermos muito próximos ajuda dentro do campo”, prosseguiu o atacante que foi decisivo na goleada histórica frente às Ilhas Samoa (10-1).

"Não posso dizer o que estou a sentir agora, só quando aterrarmos no Brasil é que vamos ter a consciência do nosso feito. A emoção é muita e é difícil descrever com palavras o que significa esta conquista”, afirmou na altura o seleccionador Eddy Etaeta.

"As pessoas aqui não ligam ao futebol"

Quando se questionou um jornalista local sobre o feito do Taiti, a resposta foi muito elucidativa da realidade que se vive na ilha. “Entusiasmo? As pessoas aqui não prestam atenção à Taça das Confederações. O povo prefere o futebol de praia”, explicou Patrick Pons, que mostra bem a cultura da ilha.

Para além do futebol de praia, também a corrida de canoas são muito populares nesta ilha, tendo sido o desporto rei durante muitos anos. Atualmente, existem cerca de 15.000 praticantes de futebol no Taiti.

Como curiosidade, o jogador mais lendário nascido na ilha foi Pascal Vahirua, que chegou a disputar 22 encontros pela seleção francesa entre 1980 e 1990.

Com poucos recursos financeiros, no Taiti não se pode jogar pelo dinheiro, mas sim pela honra. Veja-se o caso de Jonathan Tehau, que tem de ganhar a vida no supermercado.

“São todos amadores. Trabalham de dia e treinam à noite”, observou o jornalista Pons.

Apesar do sucesso da qualificação inédita para a Taça das Confederações, a seleção do Taiti não parece ter ficado muito motivada, já que na qualificação da zona da Oceânia para o Mundial'2014, só registam derrotas nos quatro encontros disputados.

Taça das Confederações

A Taça das Confederações será disputada entre 15 e 30 de junho de 2013, com as presenças das seleções do Brasil, Espanha, Itália, Uruguai, México, Japão e Taiti, faltando ainda conhecer o representante do continente africano (a CAN só se realiza em janeiro).

Quanto às cidades que vão acolher a competição que visa preparar o Mundial’2014, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro vão receber jogos da Taça das Confederações.

Na semana passada, a FIFA anunciou já ter vendido 74 mil bilhetes para o evento, um dia depois de terem sido disponibilizados ingressos para clientes preferenciais.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Internacional
Notícias
Notícias Mais Vistas