Turquia: Hakan Sükür arrisca quatro anos de prisão por… insultar presidente

Ex-craque em apuros...

• Foto: DR Record

Outrora um craque dentro dos relvados, Hakan Sükür corre o risco de passar os próximos quatro anos na prisão. Em causa estão publicações do antigo internacional turco, agora com 44 anos, no Twitter, nas quais terá insultado Recep Tayyip Erdogan, presidente turco. Segundo um comunicado divulgado através da agência de notícias estatal ‘Dogan’, as mensagens tinham "conteúdo insultoso contra Erdogan e o seu filho". No entanto, as publicações foram apagadas e não foram reveladas pela agência.

Em sua defesa, Sükür garantiu que os tweets não eram direcionados ao presidente turco, mas a Dogan avança que esses argumentos foram rejeitados pelo Ministério Público, pelo que a primeira audiência irá acontecer nas próximas semanas. Isto se o ex-jogador, que vive na Califórnia com a família, decidir deslocar-se ao seu país natal.

Refira-se que Sükür e Erdogan já tem um passado juntos. O antigo jogador envolveu-se na política após terminar a carreira (2008) e em 2011 acabou por ser eleito deputado pelo Partido Justiça e Desenvolvimento, precisamente o de Erdogan. No entanto, renunciou ao posto dois anos depois quando o líder começou a ser investigado por corrupção. Foi aí que se juntou ao movimento islâmico comandado por Fehullah Gülen, a principal oposição do atual presidente turco.

Por Pedro Gonçalo Pinto
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Internacional
Notícias
Notícias Mais Vistas