Ainda antes do anúncio da nova prova, já o organismo que rege o futebol europeu ameçava com sanções
Durante a tarde deste domingo, e perante os rumores que davam conta do anúncio iminente da criação da Superliga Europeia, a UEFA reagiu de forma dura, ameaçando banir os clubes de participarem em outras competições, domésticas e internacionais, a todos os níveis, e retirando aos jogadores desses emblemas a possibilidade de também representarem as suas seleções. A nova prova seria oficializada horas depois, restando agora saber se o organismo que rege o futebol europeu irá concretizar a fundo as ameaças feitas, e como o fará.
"Ouvimos que alguns clubes ingleses, espanhóis e italianos ponderam anunciar a criação de uma liga fechada. Se isto acontecer, nós - UEFA, FA, RFEF, FIGC, Premier League, La Liga e Serie A, mas também a FIFA e todas as nossas outras associações - continuaremos unidos no esforço de travar este projeto cínico, baseado em interesses próprios de alguns clubes numa altura em que, mais do que nunca, a sociedade precisa de solidariedade. Iremos considerar todas as medidas ao nosso alcance, a todos os níveis, tanto judiciais como desportivas no sentido de evitar que tal venha a acontecer (...) Como foi dito anteriormente pela FIFA e seis Federações, os clubes em causa serão banidos de qualquer outra competição doméstica, europeia ou mundial, e os seus jogadores poderão ser impedidos de representar as respetivas seleçoes. Agracedemos aos clubes de outros países, nomeadamente franceses e alemães, que recusaram participar nisto. Apelamos a todos os amantes de futebol, adeptos e políticos que se juntem a nós e lutem contra este projeto, se for anunciado. Esta persistente interesse próprio de alguns já foi levado longe de demais. Já chega", rematou o organismo que rege o futebol europeu", afirmava a UEFA esta tarde.
Relacionadas
Refira-se que, no comunicado em que oficializaram a prova, os 12 fundadores manifestaram o desejo de manter o diálogo com as instâncias que regem o futebol mundial: "tendo em vista o futuro, os fundadores pretendem manter conversações com a UEFA e a FIFA, procurando as melhores soluções para a Superliga e para o futebol mundial no seu todo."
Astro argentino 'guiou' o Inter Miami ao título da MLS, o primeiro da história do clube
Inter Miami, liderado pelo antigo internacional inglês e onde alinha o argentino, conquistou pela primeira vez a MLS
Médio húngaro diz que toda a gente tem de fazer uma reflexão e "assumir a responsabilidade"
Antigo médio do Real Madrid considera, no entanto, que o francês vai conseguir bater o recorde de 59 golos num ano civil
Clube liderado por David Beckham festeja título de campeão norte-americano apenas 7 anos depois de ter sido fundado
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Triunfo por 2-0, graças aos golos de Wynder e João Veloso
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham