Antigo treinador faleceu esta segunda-feira
A UEFA associou-se esta segunda-feira à onda de pesar pela morte do treinador sueco Sven-Goran Eriksson, que considera de "figura acarinhada no futebol", com uma mensagem de condolências partilhada na sua conta na rede social X.
"Em nome da comunidade futebolística europeia, todos na UEFA estão profundamente tristes por saber do falecimento de Sven-Goran Eriksson", refere o organismo que tutela o futebol europeu.
Relacionadas
A UEFA recorda o sueco como uma "figura acarinhada no futebol", que venceu a Taça UEFA como treinador do Gotemburgo, em 1982, antes de levar a Lazio à conquista da Taça das Taças, em 1999.
Sven-Goran Eriksson morreu esta segunda-feira em casa, aos 76 anos, depois de uma luta contra um cancro no pâncreas, informou a família do antigo treinador, em comunicado.
Notabilizou-se enquanto técnico ao serviço do Gotemburgo, com a conquista da Taça UEFA em 1982, o que o conduziu ao Benfica, que liderou em duas passagens, entre 1982 e 1984, e 1989 e 1992, vencendo pelos 'encarnados' três campeonatos (1982/83, 1983/84 e 1990/91), uma Supertaça (1989/90) e uma Taça de Portugal (1982/83).
Treinou ainda Roma, Fiorentina, Sampdoria, Lazio, Manchester City, Notts County, Leicester, Shanghai SIPG e Guangzhou, além das seleções de Inglaterra, México, Costa do Marfim e Filipinas.
No início do ano, o treinador revelou ter sido diagnosticado com um cancro do pâncreas em fase terminal e que teria, de acordo com parecer clínico, menos de um ano de vida.
On behalf of the European football community, everybody at UEFA is deeply saddened to learn of the passing of Sven Göran Eriksson.
— UEFA (@UEFA) August 26, 2024
A beloved figure in the game, Sven was a UEFA Cup winner as coach of IFK Göteborg in 1982 before leading Lazio to the UEFA Cup Winners’ Cup in 1999.… pic.twitter.com/ZlNSFftl97
Acompanhe todas as incidências do encontro da Liga saudita
Acompanhe todas as incidências do encontro da Premier League
Hakimi marcou os dois golos dos parisienses
Golo de Bruno Guimarães desfez a igualdade que se verificava desde os 56 minutos
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus