Jamal Musiala tem 18 anos e ajudou a 'mannschaft' a qualificar-se para o Mundial de 2022
Quem aos 18 anos pode dizer que joga num dos melhores clubes do Mundo, que já competiu em dois países e até ajudou um deles a qualificar-se para o Mundial de 2022? Jamal Musiala, obviamente.
O jovem médio ofensivo do Bayern Munique é internacional alemão - marcou recentemente um golo à Macedónia do Norte - mas viveu parte da sua vida em Inglaterra, de onde o pai é natural. Vestiu as cores da Inglaterra nos escalões de formação, mas depois decidiu-se pela Alemanha, a pátria da mãe. No Bayern já fez 48 jogos, marcou 11 golos e ajudou a equipa a conquistar a Bundesliga na época passada.
"Quando eu era miúdo se não marcasse chorava em casa...", recorda bem-humorado Jamal Musiala, em declarações à BBC.
"A minha mãe foi para a universidade de Southampton e estivemos lá durante quatro meses. Tentei jogar no Southampton, mas depois o Chelsea viu-me e ofereceram-me um teste. E eu pensei 'por que não jogar no Chelsea?', contou o jogador, que nasceu em Estugarda. Na altura tinha 7 anos.
"A minha mãe perguntou-se se eu queria jogar futebol em Inglaterra porque isso representava uma grande mudança, mas eu estava determinado. Não hesitei, só queria jogar futebol. Estava nervoso, não falava a língua lá muito bem... Em seis meses aprendi a falar inglês", continuou.
Até que em 2019, com 16 anos, surgiu o convite do Bayern Munique para voltar à Alemanha. "Eles apresentaram-me um bom plano, no sentido de passar pelos escalões, sem pressas. Confiei neles e correu tudo bem, sinto-me confortável."
Foi chamado à equipa principal dos bávaros na época passada e não desiludiu. "Ao início ficava nervoso, vias as estrelas da equipa, via o Robert Lewandowski com alguma regularidade, não é normal. Mas depois, ao fim de algum tempo, tudo acalmou e acho que posso dizer que eles até são meus amigos..."
Mas enquanto as estrelas do Bayern chegam aos treinos e jogos ao volante de potentes 'máquinas', Jamal Musiala viaja à 'pendura', com a mãe. "A minha mãe ainda me leva para o treino e vai buscar-me depois. Não há problema. É um bocado infantil, eu sei, mas estou a tirar a carta. Devo tê-la nas próximas semanas."
Internacional francês de 23 anos tem brilhado forte no Bayern
Médio de fora frente ao campeão europeu
A ilusão aumentou com o 0-1. Mas caiu por terra logo a seguir, com dois golos alemães de rajada
Técnico do Bayern Munique analisa vitória sobre os leões
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam