Prova realizou-se em solo germânico e a revista "Der Spiegel" referiu que o Comité de Candidatura comprou votos junto da FIFA; Procuradoria de Frankfurt está a analisar o caso...
A Procuradoria de Frankfurt revelou esta segunda-feira que está a analisar as acusações de suborno em torno da atribuição da organização do Mundial'2006, que ficou precisamente a cargo da Alemanha.
Na sexta-feira, a revista "Der Spiegel" noticiou que o Comité de Candidatura dispunha de um fundo oculto com 6,7 milhões de euros - emprestados pelo CEO da Adidas à época, Robert Louis-Dreyfus -, no sentido de comprar votos junto da FIFA de forma a ganhar a corrida à organização da prova. Para já, trata-se de uma análise, que poderá no futuro levar à abertura de uma investigação formal, caso a Procuradoria entenda existir matéria para tal.
Relacionadas
Entre os visados pela revista estão Franz Beckenbauer, glória do futebol germânico e responsável pelo Comité de de Organização da competição, e Wolfgang Niersbach, o atual presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), que na altura era "vice" deste organismo. Ambos já rejeitaram veementemente as acusações e a DFB, através da sua própria investigação, garantiu que não houve ilegalidades no processo. Ainda assim, a entidade que rege o futebol germânico está a investigar o alegado pagamento de 6,7 milhões por parte do Comité à FIFA por um programa cultural.
Este é mais um episódio na já longa novela sobre o escândalo de corrupção que se abateu sobre a FIFA em maio, que levou à demissão de Joseph Blatter, envolvimento de Michel Platini e detenção de alguns ex-dirigentes, devido às acusações de lavagem de dinheiro e fraude.
Turma germânica perdeu pela primeira vez fora de casa na qualificação para um Mundial
Enorme surpresa em Bratislava
Revista 'Kicker' explica as decisões que acabaram por inviabilizar a saída de St. Juste do Sporting
Hugo Larsson recebeu uma daquelas chamadas que nos últimos tempos têm feito muito jogadores 'ceder'
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia