Adeptos do Rot-Weiss Essen determinados em ajudar o clube
As consequências da pandemia estão a criar grandes dificuldades financeiras aos maiores clubes europeus, que têm até optado por cortar nos milionários salários dos jogadores para manterem as contas equilibradas. Mas este impacto é muito mais grave nos clubes mais pequenos.
O Rot-Weiss Essen chegou a ser campeão da Alemanha, em 1955, mas hoje milita na quarta divisão germânica.
Relacionadas
"A maioria dos clubes da terceira e quarta divisão na Alemanha vivem não do dinheiro da televisão, mas de receber nos jogos em casa o maior número de adeptos possível, que consomem comida e bebida no estádio e compram produtos do clube", disse o presidente, Marcus Uhlig, em entrevista concedida à ZDF-Sportstudio.
Perante a suspensão do campeonato, por causa da Covid-19, o clube teve de improvisar e teve uma ideia que dependia exclusivamente da solidariedade dos seus adeptos, mas que resultou: vender bilhetes e até cerveja e salsichas, mesmo sem a certeza de que vão realmente existir.
Os bilhetes custam entre os nove euros (bilhete normal) aos 148 (bilhete vip). As cervejas têm o valor de quatro euros e as salsichas no pão de 2,5 euros. Se os jogos regressarem, todos os produtos adquiridos vão poder ser reclamados no estádio. Caso a competição não volte, o valor serve como doação ao clube.
Até este sábado o Rot-Weiss Essen já tinha vendido mais de três mil bilhetes, seis mil cervejas e 2500 salsichas que podem muito bem existir apenas no mundo virtual.
Tal como o Lokomotive Leipzig e também o Union Berlim, mais um verdadeiro exemplo de amor a um clube e ao futebol.
Bávaros seguem na liderança isolada
Médio de apenas 17 anos do Bayern tornou-se quarta-feira o jogador alemão mais jovem a marcar na Liga dos Campeões
Reds sofreram primeiro, mas deram resposta exímia e ao intervalo já venciam por 3-1
Lennart Karl escreveu o seu nome nas páginas douradas dos bávaros ao tornar-se no mais jovem de sempre a marcar pelo clube na prova milionária
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus